Teresópolis dá início ao transbordo do lixo do Município

Você está visualizando atualmente Teresópolis dá início ao transbordo do lixo do Município

O Prefeito Vinicius Claussen acompanhou neste sábado, 15/07, no aterro do Fischer, o início do transbordo dos resíduos sólidos do Município até o aterro sanitário licenciado de Belford Roxo, localizado a 74 km de distância de Teresópolis.

O serviço será prestado durante seis meses pela empresa Eco Rio Soluções Ambientais Ltda., contratada emergencialmente pela Prefeitura de Teresópolis por meio de dispensa de licitação.

Com um investimento mensal de R$ 772.025,68, totalizando R$ 4.632.154,08, o contrato emergencial terá o custo dividido entre o Município e o Governo do Estado, via FECAM (Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano), que é vinculado à Secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade, e com a participação do INEA (Instituto Estadual do Ambiente).

“O transbordo é a primeira ponta da solução para começar a encerrar definitivamente a operação de vazamento de lixo no aterro do Fischer, problema ambiental e social histórico de Teresópolis. Agradeço ao Governo do Estado, que está ajudando o Município a solucionar este grave problema que assola a população”, destacou o Prefeito Vinicius Claussen, acompanhado dos secretários Flávio Castro, de Meio Ambiente, Davi Serafim, de Obras e Serviços Públicos, Lucas Pacheco, de Governo e Coordenação, e Marcos Antonio da Luz, de Segurança Pública, e do subsecretário de Comunicação Social, Pablo Tenório Cavalcanti.

A empresa começa a operar com carga total a partir terça-feira, 18/07, com o transporte das 150 toneladas/dia de detritos produzidos por Teresópolis. Agora, a Prefeitura dará início a um processo licitatório comum para garantir mais um ano de transbordo, além dos seis meses do atual contrato emergencial.

Nesse período, o Município dará continuidade às ações iniciadas em novembro de 2022, quando um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) foi aberto com objetivo de buscar projetos para a implantação de uma usina de processamento de lixo e geração de energia, garantindo assim a destinação final. O procedimento foi concluído e segue para a realização de audiências e consultas públicas, sendo finalizado através de processo licitatório, previsto para começar ainda em 2023.

“A solução definitiva é a implantação de uma usina para transformar o lixo em energia. Estamos trabalhando para entregar até o fim do ano que vem a correta destinação dos resíduos sólidos de Teresópolis”, concluiu Vinicius Claussen.

Fotos: Bruno Nepomuceno.