Você está visualizando atualmente Secretário Estadual de Agricultura e Presidente da EMATER- Rio visitam Teresópolis

Recebidos pelo Prefeito Vinícius Claussen, Flávio Campos e Marcelo Monteiro da Costa visitaram a área rural do município e conheceram os novos investimentos em em novas culturas da região

Na manhã da última terça-feira, 07 de junho, a Prefeitura de Teresópolis recebeu o Secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro, Flávio Campos. Recebido pelo Prefeito Vinicius Claussen e acompanhado do Subsecretário Felipe Brasil, e dos presidentes da EMATER-Rio, Marcelo Monteiro da Costa e do Presidente da PESAGRO-rio Paulo Renato Marques, o Secretário conheceu os novos investimentos agropecuários do município como o projeto do condomínio AgroTec Industrial e as recentes plantações de videiras.

Além do prefeito Vinicius Claussen, as autoridades foram recebidas pelo Secretário de Agricultura Jaime Medeiros e pela Secretária de Turismo Elizabeth Mazzi, que apresentaram os projetos do condomínio AgroTec industrial, que será implementado em Venda Nova, no 3º distrito, com o objetivo de fomentar a tecnologia rural e baratear o processo de produção para o pequeno produtor, além da expectativa de geração de 7.500 novos empregos diretos e indiretos; e os investimentos feitos por empresários locais no enoturismo, com a implementação de 3 novos vinhedos na região.

“Falamos hoje de projetos ligados à capacitação, ao fomento e investimento junto aos pequenos agricultores, para estimular essa essa nova cultura dentro da nossa base e da nossa matriz agrícola, sem perder o nosso foco na produção de folhosas, que é carro-chefe do município, sempre com o objetivo de trazer desenvolvimento e potencializar esse grande investimento na nossa terra.” Declarou o prefeito Vinicius Claussen.  “Estou muito encantado de conhecer essa produção de uvas aqui em Teresópolis. Um empreendimento excelente, que já está gerando empregos e capacitando as pessoas. pretendemos fortalecer essa interação com o prefeito Vinicius, pra que nós possamos cada vez mais avançar com nosso estado do Rio de Janeiro” Completou o Secretário Estadual de Agricultura.

Após encontro no gabinete, o grupo realizou visita técnica em umas das vinícolas que estão em fase de implementação, e pôde conhecer as principais demandas dos agricultores e as expectativas para o futuro do cultivo de uvas na região. “A nossa ideia é trazer para essa região um valor agregado,uma rede positiva para cidade porque as pessoa que vierem visitar as vinícolas, também virão se hospedar na pousada local, comer nos restaurante  e é aí que a gente tem uma oportunidade enorme de crescimento, para um monte de outras coisas. como para a pessoa que produz o morango e proporciona a colheita na cestinha para o turista, a pessoa que produz queijo artesanal… eles também vão entrar no roteiro para receber visitas e assim, a gente fomenta essa rota dentro de Teresópolis e fazer com que isso passe a ser um roteiro turístico de fato, conhecido nacionalmente, e por isso, eu não tenho dúvida de que o Rio de Janeiro, em 10 anos, vai estar no mapa do enoturismo no Brasil” Assegurou o empresário e produtor rural Marcelo Maturano.

Fotos: Bruno Nepomuceno