Você está visualizando atualmente Teresópolis reestrutura Espaço do Empreendedor e implanta o Escritório de Compras

O Prefeito Vinicius Claussen reabriu nesta quinta-feira, 22/02, o Espaço do Empreendedor, que foi reestruturado e passa a contar com o Escritório de Compras. O setor segue a metodologia do Sebrae-RJ para promover as compras públicas conforme previsto na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/2006), que regulamenta o tratamento simplificado e diferenciado para os pequenos negócios.

No local, um agente público orientará os empresários sobre como participar das licitações e se tornarem fornecedores de produtos e serviços para o Município, esclarecendo dúvidas sobre processos, documentação, elaboração de propostas, editais, etc. Além de ampliar a divulgação das oportunidades de fornecimento, também será possível planejar as compras municipais por até 12 meses.

“Inauguramos o Espaço do Empreendedor em 2019, antiga demanda da classe empresarial para acelerar a abertura de empresas, e iniciamos uma transformação no ambiente de negócios em Teresópolis. Hoje, o tempo médio para registrar um empreendimento de baixo risco é de 18 horas. Agora, temos o Escritório de Compras, em parceria com o Sebrae-RJ. Nosso objetivo é estimular os negócios locais a fornecerem para o Município e manter o dinheiro circulando na cidade, fomentando a criação e manutenção de empregos”, assinalou o Prefeito Vinicius Claussen, acompanhado do Vereador Paulinho Nogueira, dos secretários Fabiano Latini (Fazenda), Vinicius Oberg (Governo e Coordenação), Elizabeth Mazzi (Turismo) e Lucas Pacheco (Administração), da coordenadora do Espaço do Empreendedor, Mariana Pelaes, e subsecretários municipais.

“Este é mais um importante serviço em parceria com a Prefeitura de Teresópolis em benefício da população, para o fomento da economia local e do empreendedorismo”, pontuou Cristina Andriolo, analista do Sebrae-RJ, acompanhada do consultor de Políticas Públicas, Orlando Thomé.

Representantes de entidades de classe e empresariais marcaram presença no lançamento do Escritório de Compras. “Iniciativa de extrema relevância para o ecossistema do setor produtivo e a eficiência da máquina pública, através da boa gestão das compras”, opinou Felipe Coelho, presidente da ACIAT – Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis. “Vejo como excelente oportunidade para o crescimento econômico do município, com o dinheiro ficando na cidade e girando a engrenagem da nossa economia”, comentou a produtora cultural Alice Maciel, vice-presidente da ACERT – Associação dos Clubes e Entidades Recreativas de Teresópolis.

O espaço: Localizado no 1º piso da Prefeitura (Av. Feliciano Sodré,675, Várzea), o Espaço do Empreendedor funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h. No local, o pequeno e o microempreendedor podem dar entrada em processos de abertura e legalização de empresas, esclarecer dúvidas sobre alvará e emissão de guias e buscar linhas de microcrédito. Agora, com o Escritório de Compras, os empresários serão orientados sobre os procedimentos para participar das licitações da Prefeitura. O trabalhador também tem uma área dedicada a ele, com o Sine (Sistema Nacional de Emprego) atendendo no mesmo local.

Fotos: Bruno Nepomuceno.

(Ascom PMT – 22/02/2024)