CRAS Bonsucesso e Meudon levam o Maio Laranja para as ruas da cidade

Você está visualizando atualmente CRAS Bonsucesso e Meudon levam o Maio Laranja para as ruas da cidade

As atividades fazem parte das ações programadas para o mês de combate e prevenção ao abuso e exploração sexual infantil

O “Maio Laranja”, Mês de Prevenção e Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, foi tema de uma ação multissetorial encabeçada pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Meudon, realizada nesta quarta-feira, 17 de maio, no Centro Comercial do bairro. No dia anterior, 16 de maio, outra ação conjunta, do CRAS Bonsucesso com a Unidade Básica de Saúde (UBS-SUS) do bairro –, discutiu o mesmo tema e também mobilizou dezenas de pessoas.

A ação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através do seu CRAS no 3º Distrito, em conjunto com a unidade local do Sistema Único de Saúde do Ministério da Saúde, ocorreu na Vila do Alegria e estiveram presentes cerca de 30 pessoas, entre adultos e crianças. Um debate sobre o tema do abuso sexual de crianças e adolescentes, que é considerado “crime hediondo e inafiançável”, segundo a lei, foi conduzido pela coordenadora do CRAS Bonsucesso, Ana Lúcia Araújo, pela psicóloga Cíntia Tatagiba e pela conselheira tutelar Lusiane Santos.

Outra ação importante foi realizada pela equipe da UBS de Bonsucesso: a aplicação de 25 doses da vacina contra a Influenza (gripe). Também foram prestados esclarecimentos sobre o Cadastro Único e orientação social e feitas rodas de conversa com o Conselho Tutelar; e com a psicóloga Cíntia; e montado um Mural da Gentileza.

A ação no Centro Comercial do Meudon envolveu as secretarias municipais de Desenvolvimento Social (SMDS) – através do CRAS Meudon, de Saúde, de Educação, de Esporte e Lazer e dos Direitos da Mulher, além do Conselho Tutelar, da Creche Lar Vovô Miguel e da sociedade civil organizada. Dezenas de pessoas pararam para ouvir a Dra. Aparecida Ximenes, psicóloga da SMDS, falar sobre as consequências psicológicas do abuso de menores, entre outros pronunciamentos. Com cartazes alusivos ao “Maio Laranja” e com o número do Disque Direitos Humanos (100), que atende a denúncias de violação de direitos de vulneráveis, em destaque, o evento foi um sucesso de público.