Você está visualizando atualmente Teresópolis conquista 1º lugar na Região Serrana e 7º no estado em Ranking de Competitividade

Objetivo da análise do Centro de Liderança Pública é a melhoria dos serviços públicos, atraindo empresas, trabalhadores e estudantes para viverem na cidade e se desenvolverem social e economicamente

A gestão pública de Teresópolis é mais uma vez destaque no estado do Rio de Janeiro: a cidade ficou em 1º lugar na Região Serrana e na sétima posição no Ranking de Competitividade dos Municípios 2023, produzido pelo Centro de Liderança Pública (CLP). As transformações na gestão pública já refletem em índices de transparência e competitividade, sinalizando um novo ciclo de crescimento e desenvolvimento para Teresópolis.

“Em 2021, nós estávamos na 15ª posição no ranking do CLP e, no levantamento de 2023, saltamos para o 1º lugar na Região e o 7º no estado. Esses números comprovam os avanços que conquistamos na gestão pública em nossa cidade, refletindo em índices de transparência e competitividade. Agradeço ao time de secretários e a todos os servidores municipais pela valiosa contribuição em mais essa vitória para a cidade!”, comemorou o Prefeito Vinicius Claussen.

O Prefeito destacou ainda que, recentemente, o município ficou na 2º posição, por pontuação, no estado, em estrutura, organização e operacionalização das unidades centrais de Controle Interno na auditoria governamental de levantamento do TCE-RJ (Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro). Outra importante conquista da gestão foi o 1º lugar na Região Serrana no ranking do Radar da Transparência Pública em 2023. O município alcançou 78,71% no índice divulgado pela Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil). No Estado do Rio de Janeiro, a cidade subiu de 61º para 5º, levando em conta o Poder Executivo.

O Ranking do CLP

O Centro de Liderança Pública é uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. Já realizou projetos de educação e competitividade em mais de 100 organizações públicas, privadas e do Terceiro Setor.

O Ranking de Competitividade dos Municípios é uma ferramenta que busca pautar a atuação dos líderes públicos brasileiros na melhoria da competitividade dos seus municípios. A partir da análise de um conjunto de indicadores, pilares e dimensões, o Ranking fornece uma visão sistêmica da gestão pública municipal e ressalta a atenção à pauta municipalista.

Competitividade é a capacidade de um estado cumprir, com mais sucesso, a sua missão de promover bem-estar social por meio de um conjunto de ações, instituições e políticas. A competição saudável faz com que os entes busquem melhorar seus serviços públicos, atraindo empresas, trabalhadores e estudantes para ali viverem e se desenvolverem social e economicamente.