Você está visualizando atualmente Gabinete de Crise Preventivo: Prefeito Vinicius Claussen e Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil traçam planos de recuperação de áreas atingidas pelas chuvas em Teresópolis
Prefeito Vinicius Claussen entre o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, e o secretário municipal de Defesa Civil, Coronel Albert Andrade, em vistoria no Perpétuo

O Prefeito Vinicius Claussen, coordenador do Gabinete de Crise Preventivo, recebeu neste domingo, 24, em seu gabinete, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff.

Na pauta, foram avaliadas medidas emergenciais que o Governo Federal dispõe como recursos para auxiliar as pessoas atingidas e reparar os danos nas regiões afetadas pelas fortes chuvas que castigam a Região Serrana desde a última sexta, 22.

A reunião contou com a presença dos vereadores Paulinho Nogueira, Teco Despachante, Amós Laurindo e Elias Maia e também do secretário de Governo e Coordenação, Vinicius Oberg, do secretário Municipal de Defesa Civil, Coronel Albert Andrade, do subsecretário de Comunicação, Pablo Tenório Cavalcanti, e da subsecretária de Governo e chefe de gabinete, Gisella Monerat.

O grupo visitou a comunidade do Perpétuo, no bairro de São Pedro, e a Rua da Mata, no Barroso, pontos críticos localizados na parte alta da Serra dos Cavalos e que apresentam rachaduras no solo, para avaliação e definição de planos de trabalho.

“Essas são as áreas de risco geológico mais preocupantes no momento. Por isso, mostramos ao secretário Wolnei Wolff a urgência de uma resposta de mitigação de risco por meio de um plano humanitário e de recuperação das áreas atingidas”, explicou o Prefeito Vinicius Claussen.

“Nossa presença em Teresópolis é uma demonstração clara de apoio do Governo Federal”, pontuou o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil. “Temos recursos para apoiar esses planos. As pessoas que sofrem com esses desastres naturais precisam do melhor atendimento, no menor tempo possível”, ressaltou Wolnei Wolff, destacando a importância da atuação da Prefeitura em criar um Grupo de Mobilização para orientar os moradores a deixarem a área de risco.

Desde sábado, 23, Teresópolis vem recebendo equipamentos e veículos do DER-RJ (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro) e do INEA (Instituto Estadual do Ambiente) para auxiliar o município na desobstrução e limpeza de vias e acessos.

“Agradeço ao Presidente Lula e ao Governador Cláudio Castro. Os governos municipal, estadual e federal atuam juntos para mitigar os impactos, prevenir as consequências mais graves dos desastres naturais e dar segurança à população “, concluiu o Prefeito Vinicius Claussen.

Fotos: Bruno Nepomuceno