Você está visualizando atualmente Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos se reúne com equipe Estadual de Prevenção à Dependência Química

Equipe da Subsecretaria Estadual de Prevenção à Dependência Química se reuniu com profissionais das secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos e de Saúde durante evento no Pedrão

Uma equipe de cinco profissionais da Subsecretaria de Prevenção à Dependência Química da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos visitou Teresópolis e se reuniu com profissionais das secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos e de Saúde. O encontro aconteceu na manhã de segunda-feira, 21 de agosto, durante um mutirão assistencial no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o “Pedrão”, que lembrou o “Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua” – ocorrido em 19 de agosto.

A ação conjunta das secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, Esporte e Lazer e de Saúde, além do Cadastro Único do Governo Federal e da equipe do Sistema Nacional de Empregos (SINE) da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, ofereceu atendimentos sociais, jurídicos e médicos (vacinação, medição de pressão arterial e glicemia e testes rápidos); cadastramento e recadastramento no Cadastro Único para o Programa Bolsa Família; atendimento para cadastro no Banco de Empregos e emissão de CTPS; banhos e atividades físicas a cargo da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Também foram oferecidos corte de cabelo e barba pela equipe da SMASDH, café da manhã e almoço servidos pela equipe do Café Popular. No total, foram cerca de 240 atendimentos.

Por volta do meio-dia, a Secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Eliane de Moraes Leite, recebeu para uma primeira reunião (da qual também participou a equipe da Saúde) o grupo de cinco profissionais da Subsecretaria de Prevenção à Dependência Química da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Liderados pela subsecretária Mariléa de Paula, eles elogiaram a inciativa intersetorial da Administração Vinícius Claussen com a PSR e se propuseram a voltar a Teresópolis sempre que solicitados pela SMASDH. “Podemos dar o treinamento que vocês desejarem, pois sabemos que há uma incidência de uso de drogas lícitas (álcool) e ilícitas por parte do grupo da PSR, até por conta do frio, da fome e da situação psicológica difícil em que se encontra essa população”, comentou Mariléa. Na reunião de apresentação mútua, foram levantadas estratégias para a abordagem, o acolhimento e o fortalecimento do trabalho de prevenção e combate ao uso de drogas (álcool e entorpecentes) por parte da População em Situação de Rua no Município de Teresópolis.

“Isso fortalece as nossas ações e estratégias futuras para a política pública de álcool e drogas, através do trabalho integrado do Governo do Estado, através da SEDSDH, com a SMASDH de Teresópolis. É o início de um plano que envolve a Assistência Social e Direitos Humanos, a Educação e a Saúde”, comemorou Eliane, lembrando que a execução de ações da Proteção Social de Alta Complexidade é uma de suas promessas, feita ao assumir a pasta no início de fevereiro.