CREAS Teresópolis realiza curso de capacitação de manicures para mulheres assistidas pelo PAEFI

Você está visualizando atualmente CREAS Teresópolis realiza curso de capacitação de manicures para mulheres assistidas pelo PAEFI
Compartilhar:

O Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos é o principal do Centro de Referência

Foi realizado durante a terça-feira, 11 de outubro, no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) de Teresópolis, um curso de capacitação de manicures destinado a mulheres assistidas pelo PAEFI – Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos. Este serviço dá apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica ou sexual; afastamento do convívio familiar; tráfico de pessoas; situação de rua; abandono e trabalho infantil, entre outros).

O curso, ministrado pela manicure, cabeleireira profissional e também assistente social Hélida da Silva Martins, atendeu a cinco mulheres e durou toda a manhã e a tarde de terça, com entrega de diplomas no final. Para quatro delas, foi o primeiro curso no CREAS. A “veterana” das cinco, Renata Carvalho, já vem sendo assistida pelo equipamento e levou a filha caçula, Kemily, para assistir ao curso. “Pretendo trabalhar nessa área, com certeza, e ter minha fonte de renda”, declarou Renata, de 32 anos.

Segundo a professora Hélida, este é o primeiro de vários cursos do tipo. Ela os chamará de “Curso Profissionalizante Empoderando Mulheres”. “Minha mãe teve 10 filhos e vivíamos com dificuldade. Eu queria ter meu dinheiro e também estudar. E fui à luta, fiz o ensino médio, fiz um curso de cabeleireira e trabalhei para fazer faculdade de Assistência Social com 27 anos. Hoje, estou apaixonada pelo meu trabalho”, comenta Hélida, que faz parte do quadro da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

A professora começou sua explanação dando dicas gerais de higiene, pintura e os cuidados com as unhas, cutilagem e até dicas de comportamento com as futuras clientes das alunas. “Nada de fofoca. Discrição. E foco no trabalho”, ensinou ela,  que logo após as explicações teóricas, passou para a aula prática

O CREAS Teresópolis está localizado na Rua Carmela Dutra, 812, Agriões, e, além de cursos e atividades de atendimento e capacitação, também realiza atendimentos com pessoas em situação de rua (PSR).

Fotos: Divulgação