Prefeito Vinicius Claussen recebe Cônsul Geral da Bélgica

Você está visualizando atualmente Prefeito Vinicius Claussen recebe Cônsul Geral da Bélgica

O Prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, recebeu nesta segunda-feira, 06/05, a visita da Cônsul Geral da Bélgica no Rio de Janeiro, Caroline Mouchart, e comitiva. No encontro, foi debatida a possibilidade de parceria para a instalação, no município, de uma unidade do IBelga – Instituto Bélgica.

A instituição sem fins lucrativos tem como foco a implantação de escolas em áreas com expressiva presença da agricultura familiar, com uma educação voltada para o desenvolvimento de tecnologias do agronegócio e do empreendedorismo rural. Para isso, utiliza a pedagogia da alternância, que alia as atividades escolares regulares com os afazeres do campo, combatendo o êxodo rural e contribuindo para o fortalecimento da economia regional.

“Esse projeto de uma escola técnica do Ensino Fundamental 2 e Médio tem tudo a ver com a estratégia de desenvolvimento territorial. Nós podemos fortalecer a agricultura familiar, reforçar os vínculos e agregar valor ao trabalho rural através do ensino profissionalizante”, avaliou o Prefeito Vinicius Claussen, acompanhado do Vice-prefeito Ari Boulanger, do Vereador Paulinho Nogueira, do secretário de Cultura, Ricardo Guarilha, e dos subsecretários de Governo, Gisella Monerat, e de Comunicação, Pablo Tenório Cavalvanti.

O roteiro da comitiva do Consulado da Bélgica na região começou pelo Instituto Bélgica em Nova Friburgo, com visita a escola e lavouras de egressos do IBelga. Em Teresópolis, o grupo fez um beertour guiado à fábrica da Mad Brew, no bairro Vargem Grande, no 3º Distrito, onde é produzida a cerveja artesanal Belgarioca – a única no Brasil que utiliza malte e levedura belgas em sua fabricação; e também esteve na empresa Sabores Belgas, na Várzea.

“Foi um dia de descobertas da presença belga na região. Queremos fortalecer os laços com o município de Teresópolis por meio de projetos de interesse mútuo”, relatou a Cônsul Geral Caroline Mouchart, acompanhada do Cônsul Emmanuel de Groof.

Integraram a comitiva o presidente do IBelga em Nova Friburgo, Ricardo van Hombeeck; o representante do Conselho do IBelga, Mervyn Scheepers – mestre cervejeito e sócio-proprietário da Cervejaria Belgarioca; o diretor da empresa franco-belga Engie, de energia renovável, Gil Maranhão; o diretor da Belga Lux – Câmara de Comércio e Indústria no Rio de Janeiro, Bruno Vermeiren; o presidente do Instituto Coalizão Rio, Luís Leão; e a relações públicas do Porto do Açú, Maartje Driessens, entre outras personalidades.

No encerramento da visita, o Prefeito Vinicius Claussen presenteou a Cônsul com dois livros: o comemorativo pelos 10 anos do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis e o ‘ADMIRAVES – Avifauna”, com informações de 100 das cerca de 300 espécies de aves registradas na área de conservação ambiental. Ele e o Vice-prefeito Ari Boulanger foram presenteados com a bandeira da Bélgica.

Fotos: Bruno Nepomuceno.

(Ascom PMT – 07/05/2024)