Você está visualizando atualmente Estacionamento Rotativo: Fase de testes no centro, sem cobrança de tarifa, começa na próxima segunda, 17

Jovens do Novo Promaj que vão atuar no Rotativo recebem treinamento teórico e prático

A Prefeitura iniciou nesta quarta-feira, 12, no Teatro Municipal, o treinamento dos jovens do Novo Promaj que vão atuar no Estacionamento Rotativo no centro da cidade e arredores. Durante a reunião, a gerente operacional da empresa selecionada, por licitação, para implantação do sistema no município, Pamela Medina, explicou sobre o funcionamento do Rotativo, diretrizes a serem seguidas pelos jovens, entre outras informações importantes para a plena execução do projeto. Os jovens receberam material impresso com os detalhes do sistema.

A fase de testes, com treinamento prático dos jovens nas vias, começa na próxima segunda-feira, 17. A previsão é de que o serviço será iniciado oficialmente, com cobrança do uso das vagas nas áreas sinalizadas, no próximo dia 27. O pagamento da tarifa poderá ser feito por meio de cartões de débito ou crédito, com os jovens ou nos parquímetros, PIX por meio do aplicativo Digipare.  Pagamento em dinheiro somente nos estabelecimentos comerciais credenciados, que serão divulgados em breve.

“O Novo Promaj Rotativo vai democratizar o uso do espaço público e promover ordenamento urbano. O recurso arrecadado com o estacionamento torna possível a manutenção de uma grande iniciativa social, que é o Novo Promaj, programa do primeiro emprego para jovens de 14 a 22 anos de famílias em vulnerabilidade social”, assinalou o Prefeito Vinicius Claussen, pontuando que os jovens que atuarão no rotativo têm entre 18 e 22 anos e têm a carteira assinada, direitos trabalhistas garantidos e vasta carga horária de capacitação profissional para que, no final do contrato, ingressem melhor preparados no mercado de trabalho.

Durante o treinamento, Pamela Medina destacou que “os jovens que estão no programa desde o lançamento já receberam treinamento sobre o sistema de Estacionamento Rotativo, entretanto, há jovens que entraram para o programa recentemente, por isso, resolvemos realizar este treinamento para todos que vão atuar no Rotativo”. A gerente de operações frisou que não haverá cobrança de tarifa neste primeiro momento, apenas orientação dos motoristas sobre o uso dos parquímetros e do aplicativo Digipare e esclarecimentos de dúvidas da população e simulação da emissão de bilhetes.

O secretário de Segurança Pública, Marcos Antonio da Luz, também participou da reunião e conversou com os jovens. “Hoje iniciamos o treinamento teórico dos jovens. Na semana que vem, daremos continuidade, com o treinamento prático, ou seja, eles estarão nas ruas demarcadas para atuar na fase de testes. A nossa Guarda Municipal vai prestar todo o suporte necessário aos operadores”. Da Luz enfatizou que dúvidas poderão ser esclarecidas no centro de operações do Promaj, instalado na Rodoviária,  em horário comercial.

Estacionamento Rotativo:

Além de custear o Novo Promaj, o estacionamento rotativo traz outros benefícios diretos para o município, entre eles a melhora no ordenamento da cidade, a democratização das vagas para que mais pessoas tenham acesso, melhora na sinalização vertical e horizontal e a garantia das vagas para as pessoas com deficiência e idosos.

A gestão do rotativo será da Prefeitura de Teresópolis e todos os recursos retornam para o município. O único investimento externo foi a licitação realizada para contratação de empresa para aluguel dos equipamentos, suporte para o sistema e execução da sinalização horizontal e vertical.

Cobrança

Todas as vagas terão tolerância de cobrança de 15 minutos. A partir daí, será cobrado o valor estabelecido por lei para a respectiva zona de cobrança de tarifa:

Área Comercial – nas áreas com maior concentração de estabelecimentos comerciais e de serviços nos bairros da Várzea e Agriões. Cobrança de R$ 2,50/hora no período das 8h30 às 18h30, de segunda-feira a sábado. O período mínimo é de meia hora, com cobrança fracionada.

Isenções

Motociclistas, que deverão estacionar exclusivamente em áreas previamente demarcadas e, nestes locais, não pagarão tarifa.

Idosos a partir de 60 anos e pessoas com deficiência, desde que estacionem seus veículos nas áreas delimitadas.

Moradores de Teresópolis que residem em imóveis sem estacionamento, mediante cadastro no site da Prefeitura ou, pessoalmente, na Secretaria M. de Segurança, para vagas até 500 m na mesma rua dos seus domicílios, limitado a um veículo por unidade habitacional, estarão isentos do pagamento da tarifa.

O Estacionamento Rotativo já foi implantado na Feirarte (onde os expositores têm direito a uma vaga por estande e são isentos da cobrança). Cobrança no valor de R$ 2,00 a cada meia hora, no período das 8h30 às 18h30 nos feriados e fins de semana. Nos demais dias, a cobrança é a mesma da zona comercial. Além disso, a previsão é de que seja implementada ainda a Zona Especial, em áreas próximas de espaços que receberem grandes eventos, por exemplo, a Festa do Produtor Rural.

Fotos: Bruno Nepomuceno