Você está visualizando atualmente Gestão Municipal divulga edital para cursos gratuitos do IFRJ na Casa do Trabalhador de Teresópolis

Inscrições para 76 vagas dos cursos de Balconista de Farmácia, Assistente Administrativo e de Microempreendedor Individual começam na terça, dia 21

Dando continuidade à parceria pela qualificação profissional dos trabalhadores de Teresópolis, a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro (IFRJ) divulgaram nesta quinta, 16/11, a abertura de inscrições para os cursos gratuitos de Balconista de Farmácia (20 vagas), de Assistente Administrativo (24 vagas) e de Microempreendedor Individual (32 vagas).

O anúncio foi feito em reunião nesta quinta-feira, 16/11, na Casa do Trabalhador de Teresópolis, no bairro de São Pedro, pelo secretário municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Thiago Barcellos dos Santos, e pela representante do IFRJ, Gilsiane Viana Escobar da Silva.

Reunindo líderes comunitários, representantes de postos de saúde e dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), entre outros convidados, o encontro teve a participação de Márcia Faria Asthine Neves, coordenadora do Instituto Beneficente Batista Monte Hermom – onde está instalada a Casa do Trabalhador, e foi acompanhado pelo Vereador Amós Laurindo.

“Pedimos que todos divulguem os cursos gratuitos, pois são oportunidades para que jovens e adultos sejam qualificados e tenham mais chance de ingresso ou de reinserção no mundo do trabalho. É a gestão do Prefeito Vinicius Claussen dando continuidade à parceria iniciada em 2022 com o IFRJ e garantindo a formação dos trabalhadores do município”, destacou o secretário municipal de Trabalho, Thiago Barcellos.

Cursos e vagas: Pelo Edital 060/2023, são oferecidas 76 vagas para interessados nos cursos de Balconista de Farmácia (ensino fundamental completo; 240 horas-aula; turno da manhã; 10 vagas de ampla concorrência, 05 para pessoas com deficiência e 05 para negros e indígenas), de Assistente Administrativo (ensino fundamental completo; 165 horas-aula; turno da noite; 12 vagas de ampla concorrência, 06 para pessoas com deficiência e 06 para negros e indígenas) e de Microempreendedor Individual (ensino fundamental completo; 160 horas-aula; turno da tarde; 16 vagas de ampla concorrência, 08 para pessoas com deficiência e 08 para negros e indígenas).

Inscrição: As inscrições presenciais começam na próxima terça, dia 21/11, e seguirão até o dia 1º de dezembro, na Casa do Trabalhador (Rua Luiz Noguet Jr, 100, bairro São Pedro), com atendimento de segunda a sexta, das 9h às 16h. Cada candidato pode concorrer a somente uma vaga em um dos cursos. Não há cobrança de taxa.

Resultado, matrícula e início das aulas: O resultado das inscrições será divulgado no dia 02 de dezembro, a partir das 13h, pelo portal do IFRJ. As matrículas estão previstas para o período de 04 a 08 de dezembro e as aulas terão início no dia 04/12, na Casa do Trabalhador de Teresópolis. O edital 060/2023 pode ser conferido pelo link Cursos FIC | IFRJ.

Fotos: Bruno Nepomuceno

(AscomPMT – 17/11/2023)