Você está visualizando atualmente Programa gratuito da Prefeitura de Teresópolis castrou 172 cães e gatos em dois meses

Município vai adquirir unidade móvel para ampliar o programa

Lançado pelo Prefeito Vinicius Claussen e a Primeira-dama Paula Schütte Claussen em 16 de dezembro do ano passado, em dois meses o programa municipal de castração gratuita de cães e gatos errantes, comunitários, resgatados e de proprietários com perfil de baixa renda no município contabiliza 172 animais esterilizados.

“E vamos avançar ainda mais, pois estamos fazendo adesão de ata de registro de preço para adquirir uma unidade móvel para castrações volantes no 2° e 3° distritos. Nossa meta é levar o programa à área rural, facilitando o acesso de quem mora no interior. O procedimento se encontra na fase administrativa”, informa o Prefeito Vinicius Claussen. “Antiga demanda dos protetores e da população, o programa é fundamental para o controle populacional de cães e gatos e já demonstra a importância do seu viés social. É mais uma iniciativa da nossa gestão que tira do papel projetos e ações de interesse da população e transforma em políticas públicas atuantes”, ressalta Vinicius Claussen, lembrando que tanto a criação da COPBEA quanto o programa de castração animal são iniciativas de sua gestão.

Supervisionado pela Coordenadoria de Proteção e Bem Estar Animal (COPBEA)/Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o programa credenciou duas clínicas, por meio de chamamento público, para a realização dos procedimentos cirúrgicos: Meu Xodó, na Tijuca, e Cantinho da Bicharada, no Vale do Paraíso. “Na primeira clínica veterinária, credenciada em dezembro do ano passado, foram castrados 122 cães e gatos, machos e fêmeas. Na segunda clínica veterinária, que foi credenciada no final de janeiro, foram feitas 50 castrações. A previsão é de que passemos de 250 esteril izações até o final de fevereiro”, enumera Jackson Muci, coordenador da COPBEA.

Moradora da Tijuca, Ana Lúcia Amorim Pires adotou a cadela Tortinha, que encontrou ainda filhote abandonada na rua, e providenciou a castração. “Estou super satisfeita com esse programa. Tive um excelente atendimento na clínica, sem distinção se era cliente pagante ou não. E ainda recebi a medicação pós-cirúrgica”, comentou.

A farmacêutica Marize Carvalho de Souza Pestana, do Jardim Suspiro, cuida de gatos abandonados que vivem na rua da casa dela. “São mais de 20 gatos. Até agora oito foram castrados e tem mais três pra serem atendidos nos próximos dias. É o melhor programa que eu já vi de castração. Os animais estão bem e receberam a medicação para dar após a cirurgia toda certinha, separada individualmente. Excelente”, relatou.

Cenira Ramos da Silva, a Dona Morena, do Vale da Revolta, cuida de 30 cães e de 10 gatos, a maioria vítima de atropelamento ocorrido na Rodovia Rio-Bahia. “Esse programa é uma bênção, foi muito bom o prefeito ter criado. Até agora castrei uma cadela e quatro gatos, sendo dois machos e duas fêmeas. O coordenador da COPBEA é muito atencioso e sempre me ajuda, na medida do possível. Agora, ele vai me ajudar com o transporte para castrar uns animais da minha rua. Agradeço muito”, disse dona Cenira.

Acesso ao programa

O programa municipal de castração gratuita da Prefeitura de Teresópolis é voltado para cães e gatos errantes, comunitários, resgatados e de proprietários com perfil de baixa renda no município.

Os interessados podem preencher formulário impresso encontrado no balcão de atendimento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Av. Lúcio Meira, 375, 2º andar, prédio do antigo Fórum, na Várzea) e na sede da COPBEA, no Horto Municipal (Av. Tobias Barreto, 21, Quarenta Casas), de segunda a sexta, das 9h às 16h. Outros locais são o CRAS Meudon (Rua Caramuru, 108, Meudon) e o CRAS Fazenda Ermitage (Rodovia Rio-Bahia, km 80). Outra opção é o Censo Animal online. Basta clicar no link https://bit.ly/castracao-copbea para acessa r e preencher o formulário de cadastro.

Até o momento, mais de mil animais de estimação estão cadastrados, porém a castração, que vai acontecer todo mês, obedecerá a critérios de prioridade. O censo já aconteceu nos bairros Meudon, Jardim Meudon, Parque Ermitage, Imbiú, Fonte Santa, Tijuca, Quinta Lebrão Coreia, Bom Retiro, Vale da Revolta, Rosário, Alto, São Pedro, Fischer, Barroso, Granja Guarani e Santa Cecília.

Contatos com a COPBEA podem ser feitos por meio da Ouvidoria Geral do Município pelos telefones 162 e (21) 2742-5074, pelo whatsapp (21) 98126-4038, pelo e-mail [email protected].br e também pelo aplicativo e-Ouve. Todos serão encaminhados à Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal.

Fotos: Arquivo pessoal e Divulgação.