Você está visualizando atualmente Centro de Convivência e Interpretação Ambiental da RPPN Fazenda Suspiro é inaugurado

O evento contou com a participação dos alunos da E.M. José Duarte Magalhães

Na última quarta, 24, foi inaugurado o Centro de Convivência e Interpretação Ambiental da RPPN Fazenda Suspiro, que contou com a participação de estudantes de 5º ano da E.M. José Duarte Magalhães.

Realizado pelo setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, RPPN Fazenda Suspiro e Projeto de Educação Ambiental Itinerante – Ecomóvel, contou a parceria do Parque Estadual dos Três Picos (PETP), Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis (PNMMT) e a Concessionária Águas da Imperatriz.

Durante a manhã foi desenvolvido um ciclo com diferentes atividades interpretativas com assuntos ligados à conservação, meio ambiente, bens hídricos e elementos da nossa biodiversidade.

“Conseguir levar os alunos da E.M. José Duarte Magalhães foi incrível, pois esta escola está situada próxima ao entorno da RPPN Fazenda Suspiro e do Parque Estadual dos Três Picos. Incentivar a visitação das escolas nas Unidades de Conservação é extremamente importante, pois geram muitos benefícios ligados a geração de conhecimento, conexão com a natureza, além de incentivar o sentimento de pertencimento. Quando nos sentimos integrados ao território, nosso olhar sobre meio muda, as relações se entrelaçam e o sentimento de cuidado se torna cada vez mais presente,” relatou Victória Canto, coordenadora de Educação Ambiental SMMA.

“Essa parceria meio ambiente e escola sempre será um diferencial que podemos oportunizar aos nossos alunos. Poder sair do abstrato e passar para o concreto, com toda certeza faz a diferença em nossa prática. Agradeço a disponibilidade de sempre, e que essa parceria se estenda por muitos e muitos anos. Em nome da escola, deixo minha eterna gratidão,” destacou Raphaella Medeiros, orientadora pedagógica da unidade escolar.

Principais memórias e acontecimentos do evento

O encontro começou com a recepção dos alunos por meio de um café da manhã e uma apresentação da Bióloga e Coordenadora de Educação Ambiental da SMA, Victória Canto, sobre o panorama das Unidades de Conservação e o motivo do evento. Explicou a importância das UCs para o território, o que protege, expôs um mapa de localização geográfica das principais UCs do município de Teresópolis e a proximidade da escola em relação à RPPN Fazenda Suspiro e PETP.

O proprietário e gestor da RPPN Fazenda Suspiro, Antônio Nelson, destacou sobre a sua importância em relação à proteção e distribuição hídrica para a comunidade do entorno e ressaltou os motivos históricos da sua criação.

O biólogo chefe do PNMMT, Vitor Cunha, falou sobre o trabalho de monitoramento da fauna silvestre realizado no Parque Municipal. Através da exibição de vídeos das câmeras de filmagem, os alunos puderam, por meio de um jogo de adivinha, conhecer as principais características de diferentes espécies de mamíferos da Mata Atlântica: Gato-do-mato (Leopardus tigrinus), Onça-parda (Puma concolor), Paca (Cuniculus paca) e Cachorro-do-mato (Cerdocyon thous).

A Cientista Ambiental, Luísa Leal, apresentou o PETP através de brincadeiras que proporcionaram o protagonismo e muita interação entre os estudantes. Assuntos sobre a importância das áreas protegidas, zona de amortecimento e RPPNs do entorno, importância de preservação das florestas e atividades sobre o combate aos incêndios, foram abordados durante as dinâmicas.

A Concessionária Águas da Imperatriz, através do analista de sustentabilidade, Thiago Lima, trouxe uma apresentação com o tema “Água: um recurso para todos.” apresentando informações sobre a disponibilidade da água em nosso planeta, passando pelo seu ciclo, sobre a importância da qualidade dela para consumo humano e sobre o cuidado que devemos ter e praticar com o meio ambiente, na conservação e preservação das nascentes e dos rios.

As educadoras ambientais do Projeto Ecomóvel levaram atividades práticas que uniram diversão e aprendizado a partir da “Tenda Ambiental”. Demonstraram sobre a importância das interações entre os elementos ecossistêmicos que integram os principais significados das Unidades de Conservação: ciclo da água, diversidade da fauna e flora da Mata Atlântica e observação da natureza. Com ajuda de lupas e binóculos, as crianças interagiram através da observação dos elementos naturais trazidos pelas próprias educadoras.

No final do encontro, as educadoras da Educação Ambiental da SMMA, complementaram os assuntos destacando sobre a relação entre o solo, a água e as florestas, a partir de um experimento que ilustra a erosão do solo na ausência das florestas, principalmente em encostas ou margens de córregos e rios.

“De fato, foi um encontro muito produtivo e cheio de aprendizagens. A professora que acompanhou o grupo nos relatou que os assuntos enriqueceram os conteúdos que estão sendo abordados em sala de aula, sobre principalmente o aspecto do Ciclo da Água. A presença das parcerias foi fundamental para enriquecer tais assuntos e atividades,” concluiu Victória Canto.

Educação Ambiental da SMMA

A Educação Ambiental da SMMA, com foco no alinhamento das diretrizes do Programa Municipal de Educação Ambiental (PROMEA https://www.teresopolis.rj.gov.br/wp-content/uploads/2023/08/PROMEA_DECRETO_N_5909_2023.pdf),proporciona encontros com escolas pertencentes à Rede Municipal de Ensino. Os encontros acontecem através dos Programas “Escola no Parque” e “Meu Ambiente”.

Para mais informações, parcerias e agendamentos, entre em contato com os seguintes contatos: [email protected], (21) 2742-3352 (Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis) ou (21) 2742-7763 (Secretaria Municipal de Meio Ambiente).

FOTOS: Divulgação.