Prefeito Vinicius Claussen participa de visita técnica para reforma do antigo abrigo Sopão

Você está visualizando atualmente Prefeito Vinicius Claussen participa de visita técnica para reforma do antigo abrigo Sopão
Compartilhar:

O Projeto de reforma prevê ainda a criação de um restaurante popular e um centro POP no local

 

Na manhã da última terça-feira, 16 de maio, o Prefeito Vinicius Claussen, juntamente com a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Eliane de Moraes Leite, o Secretário Municipal de Projetos Especiais, Ricardo Pereira Junior, e o Vereador Maurício Lopes, realizaram visita técnica no prédio do antigo abrigo Sopão, atingido pelas chamas em 2022. O Projeto de construção do novo Complexo de Assistência Social contempla a reforma do prédio, a implementação de um restaurante popular, um centro POP e uma nova casa de passagem no local.

Durante a visita, foi possível identificar as principais necessidades emergenciais do prédio para que a primeira etapa da reforma seja concluída o mais rápido possível, permitindo que a casa de passagem, mesmo equipamento que funcionava antes do local, inicie suas atividades já no segundo semestre de 2023. Tanto a casa de passagem quanto os outros equipamentos que serão implementados  no espaço seguirão as diretrizes estaduais de planejamento e arquitetura dos equipamentos da proteção social especial. “Estamos realizando a vistoria para ver as principais necessidades do imóvel e planejar a sua renovação. Tenho certeza que em breve teremos aqui um projeto em mãos pra então fazer a captação de uma emenda parlamentar, e assim realizar esse grande sonho da reestruturação desse equipamento de assistência social em nosso município. Quero agradecer ao apoio do Conselho da Assistência Social de Teresópolis, que vem fazendo um trabalho ativo de controle social e participando da construção das políticas públicas de assistência social.” Declarou o prefeito Vinicius Claussen. 

Após o incêndio criminoso que atingiu o prédio em 2022, os abrigados foram assistidos pela secretaria de Desenvolvimento Social, com atendimento social especializado e atendimento psicológico, e foram encaminhados para o abrigo municipal, que está funcionando de forma temporária no CRAS Barroso, que atualmente atingiu a sua capacidade máxima de  acolhimento. “Estamos trabalhando para que a nossa população em situação de rua possa ser acolhida de maneira mais apropriada, com um espaço que supra todas as necessidades deles e que seja próxima dos nosso outros equipamentos da assistência social, facilitando o deslocamento e o atendimento a essa população.” reiterou a Secretária Eliane. 

Além de abrigo municipal, a Prefeitura de Teresópolis conta com os projetos Café e Sopa Popular, que fornecem café da manhã completo pelo preço simbólico de R$1, e jantar gratuito para toda a população, inclusive para a população em situação de rua,  com o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), que oferece atendimento social, atendimento psicológico, serviço especializado de abordagem social e encaminhamento para serviços de saúde para pessoas que tiveram os direitos violados. 

 

Fotos: Bruno Nepomuceno