CRAS Alto realiza abertura da Pré-Conferência Municipal de Assistência Social

Você está visualizando atualmente CRAS Alto realiza abertura da Pré-Conferência Municipal de Assistência Social

Apresentando o primeiro dos cinco temas, o evento é um debate preparatório para a 14ª Conferência Municipal, que acontece em julho.

O primeiro dos cinco “eixos” de discussão preparatória para a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, que acontece em julho, em Teresópolis, foi debatido na tarde de quarta-feira, 14 de junho, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Alto, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. O eixo “Articulação Entre os Segmentos” discutiu como potencializar a participação social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Reconstrução do SUAS: o SUAS que Temos e o SUAS que Queremos” é o tema geral da Conferência de julho. A 14ª Conferência Municipal de Assistência Social é uma iniciativa do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Teresópolis.

Com dezenas de pessoas presentes, à reunião no CRAS Alto foi multissetorial: além da Secretária de Desenvolvimento Social, Eliane de Moraes Leite, do vereador Maurício Lopes e do Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Elton Cardoso da Silva, estiveram presentes coordenadoras e outros profissionais da própria SMDS; da Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária; estudantes e profissionais da Unifeso e da Unopar; diretoras de escolas municipais, do Grêmio Musical Paquequer e moradores de bairros e comunidades como Beira Linha, Corta Vento, Granja Guarani, Fazenda Alpina, Campo Limpo, Cruzeiro, etc.

“Esse é o momento em que a comunidade tem que se posicionar, participar. O Serviço Social não é um favor, não é caridade, é um direito constitucional construído com muita articulação. Fico feliz com essa grande presença aqui”, declarou Eliane de Moraes. O evento foi mediado pela assistente social e membro do CMAS Fernanda Pimentel. “A pré-conferência é um momento importante, para provocar as discussões e as sugestões, democraticamente, com todos sendo ouvidos”, explicou Fernanda.

Os cinco “eixos” abordados em reuniões com as equipes de seis CRAS da SMDS foram eleitos na 312ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) para serem discutidos na 14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Teresópolis – a ser realizada nos dias 14 e 15 de julho, no CEAC – Centro de Atividades Comunitárias da Paróquia de Santa Teresa (Edifício Monsenhor Bennassi, Praça Baltasar da Silveira, nº 65, Várzea). Segundo a assistente social Carolina Lisardo, Coordenadora de Proteção Social Básica da SMDS e também vice-presidente do CMAS, a motivação da conferência será a “efetivação de um debate coerente com a realidade socioassistencial brasileira recente, frente às adversidades enfrentadas e à necessária retomada da democracia no país”.

Os temas, locais e horários das pré-conferências estão disponíveis nas redes sociais da Prefeitura de Teresópolis e da SMDS.