Resgate de vínculos e da cidadania: CREAS realiza dinâmicas para fortalecer vínculos e o acolhimento de pessoas em situação de rua em Teresópolis

Você está visualizando atualmente Resgate de vínculos e da cidadania: CREAS realiza dinâmicas para fortalecer vínculos e o acolhimento de pessoas em situação de rua em Teresópolis
Compartilhar:

Acolher, amparar, fortalecer e oferecer meios de recuperação da autonomia, com reinserção na sociedade e no mercado de trabalho. Esses são os objetivos das ações e dinâmicas realizadas com pessoas em situação de rua (PSR) no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), unidade da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) de Teresópolis.

Nesse sentido, são feitas periodicamente atividades e dinâmicas para atender a todas essas demandas. Às quartas-feiras, por exemplo, o CREAS realiza o atendimento em grupo às PSR acompanhadas através do Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua. “Fazemos um trabalho social e técnico, buscando resgatar vínculos familiares e comunitários, reinserido essas pessoas na sociedade e até no mercado de trabalho. Ou seja, fazendo-as recuperar sua autonomia”, reforçou a coordenadora do CREAS, Danielle Afonso de Carvalho. “Realizamos o trabalho de Média Complexidade e a ponte para a Alta Complexidade, que é um dos objetivos principais da nossa secretaria”, acrescentou Danielle.

Uma dessas atividades aconteceu na manhã desta quarta-feira, 09 de agosto, na sede do CREAS, com 19 PSR referenciadas pelo equipamento. Além das dinâmicas, há sempre um trabalho de informação e orientação jurídica a elas, que muitas vezes desconhecem seus próprios direitos. A atividade foi dirigida pela pedagoga Mariza Ferreira, com participação e orientação da advogada Andrea Braga, ambas da SMASDH.

A finalidade constitucional dos CREAS é proteger, orientar, acolher e dar apoio a pessoas em situação de rua e a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. A unidade deve, obrigatoriamente, ofertar o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), podendo realizar outras ações, como abordagem social e serviço para pessoas com deficiência, idosas e suas famílias. O CREAS também oferece informações, orientação jurídica, apoio no acesso à documentação pessoal e estimula a mobilização comunitária.

Fotos: Divulgação.