Teresópolis formaliza adesão ao programa estadual ‘RJ Digital’

Você está visualizando atualmente Teresópolis formaliza adesão ao programa estadual ‘RJ Digital’

Prefeito Vinicius Claussen participou do evento de lançamento da extensão do programa aos municípios

O Prefeito Vinicius Claussen participou, na última sexta-feira, 30/06, em Miguel Pereira, do evento de lançamento da extensão do Programa ‘RJ Digital para os municípios’. O evento contou com a presença do governador do estado, Cláudio Castro, secretários de estado e de prefeitos de diversas cidades do Rio de Janeiro. Na ocasião, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Transformação Digital, e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos firmaram uma parceria inédita que permitirá o avanço no objetivo de tornar o estado do Rio 100% digital. A iniciativa aumenta a eficiência dos serviços públicos, gera economicidade, transparência e proporciona mais qualidade no atendimento ao cidadão.

“Formalizamos, juntamente com o Governador Cláudio Castro e o Secretário de Estado de Transformação Digital, a adesão de Teresópolis ao programa. Agora, a Prefeitura poderá atuar de forma integrada com os serviços digitais disponibilizados pelo estado, por meio do RJ Digital, assim como já havíamos estabelecido com o Gov.BR, plataforma de serviços digitais do governo federal”, frisou o Prefeito Vinicius Claussen.

O Prefeito enfatizou que a parceria entre os governos estadual, municipal e federal é fundamental para impulsionar a transformação digital, facilitando o acesso aos serviços públicos pela Internet. Vinicius Claussen destacou também que o ‘TerêGovDigital’, Programa Municipal implantado na atual gestão, já oferece 288 serviços digitais para a população.

RJ Digital para os municípios

O programa estadual ‘RJ Digital para os municípios’, idealizado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Transformação Digital, tem o objetivo de desburocratizar e digitalizar a prestação de serviços de todas as secretarias e órgãos públicos. A ideia é que os cidadãos tenham acesso de forma mais simplificada aos inúmeros serviços digitais oferecidos pelo Município, pelo Governo do Estado e pelo Governo Federal, por meio da Rede Gov.br. A adesão não envolve transferência de recursos, sendo totalmente gratuita.

A primeira fase do programa aos municípios será voltada para a compreensão da maturidade digital das cidades, capacitações e apoio para a elaboração das respectivas estratégias de governo digital. Tendo em vista os diferentes níveis de maturidade, serão criadas jornadas específicas para atender as diferentes demandas.