Você está visualizando atualmente Secretaria de Trabalho investe na qualificação dos empreendedores do Shopping Popular de Teresópolis

Os expositores do Shopping Popular Elian Jorge Lauand, na Várzea, participaram de um treinamento nesta quarta, 18/10, sobre a obrigatoriedade da emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFe) no padrão nacional e também a respeito da obtenção de Inscrição Estadual para emitir notas fiscais eletrônicas de vendas. A iniciativa faz parte do Pra Cima Terê – Programa Estratégico de Fortalecimento Econômico e Geração de Emprego, liderado pelo Prefeito Vinicius Claussen, dentro do eixo Compre em Terê, de incentivo às compras no comércio local.

Realizada pelo Sebrae-RJ, a qualificação dá continuidade à ação promovida na semana passada pelas secretarias municipais de Fazenda e de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, por meio do Espaço do Empreendedor Itinerante, em apoio aos microempreendedores individuais que atuam neste importante espaço do comércio popular de Teresópolis.

“A revitalização do Shopping Popular está em andamento desde que o Prefeito Vinicius Claussen assumiu a Prefeitura. Começou com a nova identidade visual do espaço e o reposionamento dos produtos e segue com cursos para fortalecer a gestão de negócios, em parceria com o Sebrae-RJ. Em novembro faremos a pintura interna e montaremos um calendário de eventos culturais. Tudo para lembrar a população que o Shopping Popular é uma ótima opção de comércio, principalmente no período das compras de Natal, pois tem bons produtos e preços acessíveis”, pontuou Lucas Guimarães, secretário de Trabalho, Emprego e Renda.

As orientações técnicas da capacitação foram repassadas pelos analistas Cristina Andriolo e Gabriel Soares, do Sebrae – Região Serrana II. “A parceria institucional com a Prefeitura de Teresópolis nos permite atender as demandas passadas pelas secretarias municipais. Como esta, que é focada na formalização dos microempreendedores individuais para a emissão de nota fiscal de comércio e serviços, como manda a legislação”, comentou Cristina. “Mostramos o passo a passo de forma simples e rápida, esclarecendo as dúvidas de todos”, acrescentou Gabriel.

Atuando há 13 anos no Shopping Popular, onde tem um box de roupas femininas e acessórios, a presidente da AVAMT (Associação dos Vendedores Autônomos de Teresópolis) também participou do curso. “Muitos expositores não têm acesso a essas informações de forma mais detalhada e isso é fundamental para manter nossas atividades sempre regularizadas de acordo com a lei”, opinou Tainá Almeida.

Com o tema Marketing Digital e Redes Sociais, o próximo treinamento está marcado para o dia 25 de outubro.

Fotos: Bruno Nepomuceno.