Você está visualizando atualmente Prevenção e cuidados contras as drogas: Equipe da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Teresópolis participa de capacitação no Rio de Janeiro.

Um grupo de profissionais da equipe de Proteção Especial em Dependência Química da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Teresópolis, liderado pela secretária Eliane de Moraes Leite, participou de um curso de capacitação para gestores municipais promovido pela Subsecretaria de Prevenção à Dependência Química (SUBPREDQ), da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. A capacitação ocorreu na tarde de quarta-feira, 30 de agosto, no Auditório Machado Guimarães, da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro. Participaram pela SMASDH Eliane de Moraes Leite, Nathalia Barcelos, Mariza Souza, Eunice Quintanilha, Matheus Almeida, Cláudia Reis, Luciana Silva Torres e Janaína Aguiar.

A capacitação teve como foco central os “cuidados no atendimento do público em geral de álcool e outras drogas, buscando fomentar propostas sobre prevenção e cuidados por meio de orientação profissional técnica e jurídica, além da importância da implementação de conselhos e secretarias municipais sobre o tema”, segundo definição dos organizadores.

A subsecretária da SUBPREDQ, Mariléia de Paula, compôs a primeira mesa juntamente com o superintendente Paulo Oliveira, o deputado estadual Danniel Librelon, o Coronel Pimenta (PM), responsável pelo PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), voltado a estudantes do Ensino Fundamental das redes pública e particular, e mais algumas autoridades do município do Rio da área de Segurança Pública. Falaram sobre a importância da prevenção e cuidado com as crianças e adolescentes para uma mentalidade contrária a todo tipo de drogas. “Vamos ampliar as nossas ações com cursos e palestras em todo o estado”, afirmou Mariléia. “Já visitamos 17 municípios, fazendo com que a política sobre as drogas no Estado do Rio de Janeiro se fortaleça. Vamos cuidar de quem mais precisa!”, completou ela.

Na mesa de capacitação, os funcionários da SUBPREDQ Marcos Marques, Daniel Elia, Giselle de Mello, Júnior, Fabíola e Rayane; o deputado Danniel Librelon, da Comissão Permanente de Prevenção ao Uso de Drogas na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), e o Pastor Ademir, que falaram sobre os aspectos assistenciais, clínicos e até jurídicos em temas como “Ética profissional e cuidados”; “A importância do atendimento humanizado”; “Legislação RDC 29 e suas implicações” e “O Papel do Terceiro Setor na execução da política pública”.

O grupo da SMASDH incluiu uma pedagoga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), um educador social e assistentes sociais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Meudon, do Café Popular e do Abrigo Municipal (para PSR). “Fomos nos capacitar para dar continuidade ao nosso Plano de Metas em Educação Permanente, para melhor realizarmos o nosso trabalho”, comentou a secretária municipal Eliane de Moraes Leite. Ao final do evento, todos receberam Certificado de Capacitação para Gestores sobre Cuidados ao Público de Álcool e Outras Drogas.