Prefeito Vinicius Claussen avalia modelo de negócios do CEASP para implantar no Condomínio Empresarial Agrotec Industrial de Teresópolis

Você está visualizando atualmente Prefeito Vinicius Claussen avalia modelo de negócios do CEASP para implantar no Condomínio Empresarial Agrotec Industrial de Teresópolis
Compartilhar:

Capital Estadual de Agricultura Familiar, e concentrando cerca de 90% da produção de hortaliças do estado do Rio de Janeiro, Teresópolis acaba de firmar parceria com o maior centro privado de abastecimento de alimentos do Brasil. O protocolo de intenções foi assinado na última sexta, 01/09, pelo Prefeito Vinicius Claussen e Gustavo Scarambone, sócio-empreendedor do Centro de Abastecimento de São Pedro da Aldeia. O objetivo é avaliar a possibilidade de implantar o modelo de negócios do CEASP no Condomínio Empresarial Agrotec Industrial de Teresópolis.

“Visitamos o empreendimento e conhecemos o formato de negócios do CEASP, a fim de adaptar a proposta ao nosso condomínio industrial. Nosso objetivo é oferecer aos pequenos agricultores da região melhores oportunidades de comercializar seus produtos no atacado e no varejo, evitando a figura do atravessador”, pontuou o Prefeito Vinicius Claussen, acompanhado dos secretários municipais Tenente Jaime Medeiros (Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural), Vinicius Oberg (Ciência e Tecnologia), Lucas Pacheco (Governo e Coordenação) e Lucas Guimarães (Trabalho, Emprego e Economia Solidária) e do subsecretário de Comunicação Social, Pablo Tenório Cavalcanti e equipes.

A visita técnica teve a participação de representantes da Codin (Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado) e da AgeRio (Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro), do diretor do empreendimento, Marcio Piratello, e pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia dos secretários municipais Claudio Viviani, de Desenvolvimento Econômico, e Thiago Ribeiro, de Agricultura, Abastecimento e Trabalho.

Fizeram parte da comitiva de Teresópolis Rodrigo Rosa de Medeiros, presidente do Sindicato Rural; Elaine de Souza, da CoopVieira (Cooperativa Agrícola de Capacitação e Geração de Renda da Microbacia do Rio Vieira), e Ricardo Raposo, presidente da Associação de Moradores, Amigos e Produtores Rurais de Campo Limpo, Prates e Boa Vista (Amacamp).

O CEASP: Inaugurado em 2021, o Centro de Abastecimento de São Pedro da Aldeia ocupa uma área de 90 mil m², com estrutura para venda de frutas, legumes, verduras, aves, pescado, carnes, bebidas, flores e rações, além de restaurantes e outros serviços. Atende às regiões dos Lagos, Serrana e Norte Fluminense, além de Espírito Santo e Minas Gerais, gerando 2 mil empregos diretos e indiretos. Possui um Banco de Alimentos que recebe, dos boxistas e lojistas, o excedente de frutas, legumes e verduras que perderam o valor de comercialização, mas que ainda estão próprios para o consumo e são doados para instituições beneficentes.

O Agrotec: Planejado para implantação em área localizada em Venda Nova, no 3º Distrito, o Condomínio Empresarial AgroTec Industrial de Teresópolis estabelece um novo modelo de desenvolvimento econômico, com infraestrutura, fomento e incentivo para os setores da Agricultura, Tecnologia, Educação, Pesquisa e Desenvolvimento em um único espaço. Em maio, o Prefeito Vinicius Claussen e o secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah, assinaram Memorando de Entendimento entre o Município e o Governo do Estado visando à implantação do empreendimento. O documento é um contrato preliminar que especifica expectativas, bem como direitos e deveres de cada parte envolvida.

 

Fotos: Bruno Nepomuceno.