Você está visualizando atualmente Prefeito Vinicius Claussen avalia modelo de negócios do CEASP para implantar no Condomínio Empresarial Agrotec Industrial de Teresópolis

Capital Estadual de Agricultura Familiar, e concentrando cerca de 90% da produção de hortaliças do estado do Rio de Janeiro, Teresópolis acaba de firmar parceria com o maior centro privado de abastecimento de alimentos do Brasil. O protocolo de intenções foi assinado na última sexta, 01/09, pelo Prefeito Vinicius Claussen e Gustavo Scarambone, sócio-empreendedor do Centro de Abastecimento de São Pedro da Aldeia. O objetivo é avaliar a possibilidade de implantar o modelo de negócios do CEASP no Condomínio Empresarial Agrotec Industrial de Teresópolis.

“Visitamos o empreendimento e conhecemos o formato de negócios do CEASP, a fim de adaptar a proposta ao nosso condomínio industrial. Nosso objetivo é oferecer aos pequenos agricultores da região melhores oportunidades de comercializar seus produtos no atacado e no varejo, evitando a figura do atravessador”, pontuou o Prefeito Vinicius Claussen, acompanhado dos secretários municipais Tenente Jaime Medeiros (Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural), Vinicius Oberg (Ciência e Tecnologia), Lucas Pacheco (Governo e Coordenação) e Lucas Guimarães (Trabalho, Emprego e Economia Solidária) e do subsecretário de Comunicação Social, Pablo Tenório Cavalcanti e equipes.

A visita técnica teve a participação de representantes da Codin (Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado) e da AgeRio (Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro), do diretor do empreendimento, Marcio Piratello, e pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia dos secretários municipais Claudio Viviani, de Desenvolvimento Econômico, e Thiago Ribeiro, de Agricultura, Abastecimento e Trabalho.

Fizeram parte da comitiva de Teresópolis Rodrigo Rosa de Medeiros, presidente do Sindicato Rural; Elaine de Souza, da CoopVieira (Cooperativa Agrícola de Capacitação e Geração de Renda da Microbacia do Rio Vieira), e Ricardo Raposo, presidente da Associação de Moradores, Amigos e Produtores Rurais de Campo Limpo, Prates e Boa Vista (Amacamp).

O CEASP: Inaugurado em 2021, o Centro de Abastecimento de São Pedro da Aldeia ocupa uma área de 90 mil m², com estrutura para venda de frutas, legumes, verduras, aves, pescado, carnes, bebidas, flores e rações, além de restaurantes e outros serviços. Atende às regiões dos Lagos, Serrana e Norte Fluminense, além de Espírito Santo e Minas Gerais, gerando 2 mil empregos diretos e indiretos. Possui um Banco de Alimentos que recebe, dos boxistas e lojistas, o excedente de frutas, legumes e verduras que perderam o valor de comercialização, mas que ainda estão próprios para o consumo e são doados para instituições beneficentes.

O Agrotec: Planejado para implantação em área localizada em Venda Nova, no 3º Distrito, o Condomínio Empresarial AgroTec Industrial de Teresópolis estabelece um novo modelo de desenvolvimento econômico, com infraestrutura, fomento e incentivo para os setores da Agricultura, Tecnologia, Educação, Pesquisa e Desenvolvimento em um único espaço. Em maio, o Prefeito Vinicius Claussen e o secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah, assinaram Memorando de Entendimento entre o Município e o Governo do Estado visando à implantação do empreendimento. O documento é um contrato preliminar que especifica expectativas, bem como direitos e deveres de cada parte envolvida.

Fotos: Bruno Nepomuceno.