Você está visualizando atualmente Parque Municipal Montanhas de Teresópolis e CETAS-IBAMA devolvem espécie de felino ameaçado de extinção para a natureza

Um Gato-mourisco ou Jaguarundi, espécie ameaçada de extinção, foi devolvido à natureza em área do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis (PNMMT). A ação aconteceu no final do mês de outubro e foi realizada em parceria com o  Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), unidade do IBAMA em Seropédica, no Rio de Janeiro. A liberação só foi possível devido ao Parque estar cadastrado como área ambientalmente adequada para soltura de animais silvestres.

Com um histórico de atropelamento, o felino foi acolhido pelo CETAS, onde passou por uma cirurgia ortopédica. Após a recuperação, o animal ficou em observação pela equipe do setor de pesquisa e biodiversidade do PNMMT e acabou retornando com sucesso ao habitat natural.

“Esse animal é reflexo de muitos outros que são submetidos aos perigos das rodovias e veículos de alta velocidade devido à perda de habitat. Mesmo passado por um processo cirúrgico e pós-cirúrgico, ele apresentou todas as características de um animal silvestre saudável pronto para cumprir seu papel na natureza”, aponta o coordenador de Pesquisa e Biodiversidade do Parque Municipal, biólogo Vinícius Dias Netto.

O chefe do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis destaca que um dos principais objetivos da unidade é promover a conservação das espécies da Mata Atlântica, garantindo proteção e refúgio de espécies em seu meio natural. “Para isto, realizamos parcerias, pesquisas e monitoramento, a fim de garantir a produção de conhecimento e retorno para a sociedade. Assim, conseguimos dar novas oportunidades de soltura de animais silvestres que estariam condenados a uma vida de cativeiro, devolvendo-os para a natureza e continuando com sua função ecológica”, conclui o biólogo Vitor Cunha.

Fotos: Vinicius Dias Netto