Mais segurança para os estudantes: vans escolares passam por vistoria

Você está visualizando atualmente Mais segurança para os estudantes: vans escolares passam por vistoria

Realizada pela Secretaria de Segurança Pública, inspeção aconteceu na Praça Olímpica

Realizada nesta terça-feira, 15/02, na Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea, a vistoria semestral relativa ao ano de 2022 das vans utilizadas no transporte escolar. O objetivo é manter a permissão da prestação do serviço em dia e garantir a segurança dos estudantes transportados. É a primeira inspeção realizada desde 2020, quando as aulas presenciais foram suspensas, por conta da pandemia de Covid-19, e adotado o ensino remoto.

“Temos 65 vans escolares cadastradas, mas com a pandemia, muitos permissionários trocaram de atividade. Vamos aproveitar essa vistoria para atualizar o número de profissionais que continuam prestando esse serviço”, explicou o secretário de Segurança Pública, Marcos Antonio da Luz, informando que a inspeção atende tanto o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997) como a Lei Municipal 2.491/2006, que regulamenta a atividade de transporte escolar em Teresópolis.

Agentes da Coordenadoria de Engenharia de Tráfego e da Divisão de Trânsito e Concessões, da Secretaria Municipal de Segurança Pública, verificaram a documentação de veículos e condutores e o funcionamento de todos os equipamentos de segurança, como cintos de segurança e extintores de incêndio. A parte técnica das vans também foi avaliada, como luz de freio, espelhos e o estado dos pneus.

“Esta verificação é fundamental para rodarmos dentro da lei. Inclusive, os pais podem pedir para conferir se o alvará dos condutores está em dia, o que indica que ele está apto a transportar os seus filhos com segurança”, comentou Rafael Souza Barboza. Atuando no transporte escolar desde o ano 2000, ele espera que o trabalho comece a ganhar ritmo com o retorno dos estudantes às aulas presenciais. “Esta retomada está muito difícil pra gente, do transporte escolar, por conta da pandemia e do custo de manutençã o dos veículos, que subiu muito”.

Geremias Martins da Cunha transporta estudantes há 4 anos. “É importante fazer essa inspeção e garantir a segurança do maior bem que a gente transporta, que são as nossas crianças. A pandemia atrapalhou bastante o nosso trabalho, mas espero que a vida volte logo ao normal e o dinheiro, a circular como antes”, disse.

Fotos: Bruno Nepomuceno.