Equipes da Companhia de Cães e da Ronda Escolar de Teresópolis participam de intercâmbio de treinamento

Desde o ano passado, a Secretaria de Segurança Pública, através da Guarda Civil Municipal, vem participando de encontros de intercâmbio com as Guardas Civis de vários municípios. O objetivo é, além da integração entre as corporações, trocar experiências e fazer parceria para cursos de aprimoramento profissional.

Nesta segunda-feira (23), equipe da Companhia de Operações com Cães da Guarda Civil Municipal de Teresópolis recebeu agentes das Guardas Municipais de Petrópolis e de Casimiro de Abreu, da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE)/Polícia Civil-RJ e de profissionais de Juiz de Fora/MG.

O local escolhido foi a garagem da Prefeitura, no Vale do Paraíso, por oferecer ambientes com diferentes graus de dificuldades para a simulação de operações de busca de armas e de entorpecentes.

A atividade é voltada para o aprimoramento da técnica dos condutores, a habilidade dos cães e o aperfeiçoamento de todos. Os cães treinam em lugares diferentes dos habituais, convivendo com diversos ruídos e pessoas, simulando o trabalho realizado no dia a dia.

“Foi um treino para avaliar a evolução do trabalho feito com os cães, uma troca de experiência entre as instituições para aprimoramento dos serviços de segurança prestados à população. Esses encontros são mensais e, a cada, edição, acontece em um município”, explicou o Comandante da Guarda Civil Municipal de Teresópolis, Gil Wellington.

No sábado (21), equipe lúdica da Ronda Escolar da Guarda Civil do Rio de Janeiro subiu a Serra para aplicar um curso teórico e prático de atividades lúdicas aos agentes da Ronda Escolar de Teresópolis. O treinamento aconteceu no Parque Nacional da Serra dos Órgãos; na programação, teatro de fantoches, gincana recreativa e bola mania.

“A proposta é nos prepararmos para orientar, de forma lúdica, os alunos da Educação Infantil das redes pública e particular sobre temas como convivência sem violência, trânsito e cidadania”, explicou Jania Gonçalves, coordenadora da equipe de Teresópolis.

Fotos: Jorge Maravilha e Divulgação