Você está visualizando atualmente CRAS Barroso e Unidade de Saúde do Rosário realizam ação acolhedora no Lar Tia Anastácia

A Prefeitura de Teresópolis, através das secretariais municipais de Assistência Social e Direitos Humanos, de Saúde e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Barroso, com o PSF do Rosário, realizaram nesta última quinta, 14, uma ação acolhedora no Lar Tia Anastácia, no bairro de São Pedro, para oferecer acolhimento e serviços socioassistenciais e de saúde para pessoas da comunidade.

Atualização do CadÚnico, pesagem do Bolsa Família e regularização de vacinas foram das atividades realizadas para crianças, jovens e familiares. O evento fez parte das ações de Vigilância Socioassistencial da SMASDH e de sua rede de parcerias com obras sociais e entidades privadas.

“Por meio desta grande parceria, conseguimos realizar vários atendimentos de assistência social e médica, como a pesagem para o Programa Bolsa Família, atualização do Cadastro Único, regularização da Caderneta de Vacinação e atendimento com nossas assistentes sociais, entre outras atividades”, explicou Renata Pereira, coordenadora do CRAS Barroso.

Ao todo, foram 21 pessoas atendidas, algumas com mais de uma demanda, num total de 30 procedimentos da Saúde. Foram realizados 8 testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis; 6 atualizações de vacinação; 7 pesagens para o Bolsa Família; 6 aferições de Pressão Arterial; e 3 de Glicemia. Além destes, foram realizados 5 atendimentos para inclusão/atualização do Cadastro Único do Governo Federal e 3 avaliações pelas Assistentes Sociais da SMASDH.

Criado pelo casal Mary Pinheiro de Souza e João dos Santos Garcia em 1987, quando começaram a receber em sua própria casa crianças em situação de risco, o Lar Tia Anastácia foi fundado oficialmente em 1997, funcionando como abrigo para crianças vítimas de maus-tratos físicos e psicológicos e de abuso sexual encaminhadas pelo Conselho Tutelar, Vara da Infância, polícia ou hospitais da cidade.

Mas, desde 2007, não podendo mais abrigar os menores, passou a ser um “Centro de Atenção e Serviços à Criança e à Família, com arte, educação, cultura, recreação, desporto e geração de renda como ferramentas para a transformação”, segundo informa seu site (https://www.lartiaanastacia.org.br/).

Fotos: Divulgação.