Empresa de gestão pública vence licitação para modernizar o sistema de saúde de Teresópolis

A Empresa Governança Brasil, especializada em gestão pública, foi a vencedora do processo licitatório para implantar e gerir o sistema da saúde pública da cidade. O principal objetivo da contratação é modernizar e agilizar o tratamento dos pacientes da cidade.

Atualmente a saúde pública de Teresópolis não conta com um sistema integrado de informação, todas as marcações de consultas e exames são realizados em papel. A partir de agora, será montado um sistema moderno, onde todos os itens estarão disponíveis digitalmente e poderão ser acessados pelos profissionais de saúde independente do local em que estejam.

Deste modo, todos os centros de saúde pública de Teresópolis oferecerão um serviço mais ágil e prático. Os locais beneficiados serão toda a rede de atenção básica, hospitais conveniados, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A implantação do sistema de informação na UPA irá garantir um melhor atendimento para as pessoas que terão o tempo de espera nas filas para exames de triagem diminuídos, permitindo consultas mais rápidas e com mais qualidade ainda.

Todos os pacientes atendidos na rede de saúde pública de Teresópolis terão os seus dados de consultas e exame, disponíveis em uma plataforma digital, que o médico poderá acessar de qualquer local. Isso vai permitir que as pessoas recebam um cuidado mais próximo de suas reais necessidades e de forma mais rápida.

“Em relação à plataforma de visualização de consultas e exames, um paciente que more no interior da cidade não precisará, por exemplo, se deslocar até a cidade para apenas pegar documentos e levar ao posto de saúde mais próximo de sua casa; o médico no próprio local terá acesso a essas informações via internet. Além de tudo, esse sistema irá garantir um atendimento mais ágil e menos custoso aos cofres públicos”, explica o Secretário de Saúde de Teresópolis, Antônio Henrique Vasconcellos.

Já os profissionais de saúde do município terão total controle sobre quais leitos hospitalares estarão disponíveis ou não, fazendo com que a UPA garanta espaço para novos pacientes que chegam para serem atendidos.

Fazendo uso deste sistema integrado de informação, os diversos responsáveis pela saúde pública de Teresópolis serão capazes de controlar a agenda de exames a serem feitos ou já realizados, gerando a melhora no atendimento à população e economia para a cidade.

Processo de licitação

De acordo com a Secretaria de Administração de Teresópolis mais de 20 empresas especializadas em gestão pública se interessaram em participar do processo licitatório para a Saúde da cidade.

Destas empresas, apenas quatro decidiram participar do leilão, que tinha um valor mínimo previsto de R$ 1 milhão e 298 mil, por ano, para a realização do serviço. Durante os lances, a empresa Governança Brasil se tornou a ganhadora da licitação ao definir um valor de R$ 59.500, por mês, num total de R$ 714 mil, ano.

“Quando nós começamos a cotação ela estava em torno de R$ 1 milhão e meio, e durante o processo licitatório e a ampla concorrência livre nós conseguimos por menos da metade do valor; em torno de R$ 700 mil. Isso se paga em 2 ou 3 meses com o aumento do repasse do Governo Federal”, cita o Prefeito de Teresópolis, Vinícius Claussen.

A empresa Governança Brasil será a responsável por todo o serviço de informatização e modernização da saúde pública do município durante um ano.

Texto: Raphael Branco