Você está visualizando atualmente Teresópolis adota novas medidas de enfrentamento à Covid-19 na Atenção Primária à Saúde

Novos centros de testagem adulto e centro de testagem infantil são algumas das iniciativas para agilizar o atendimento à população.

Neste primeiro mês do ano, a Prefeitura Municipal de Teresópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma série de medidas com intuito de melhor combater a pandemia de Covid-19. Dentre as ações está ampliação de centros de testagem, aumento de equipes para vacinação, entre outros.

“Nossa gestão trabalha incessantemente para melhorar o atendimento da população de Teresópolis. Junto com o Secretário de Saúde, Antônio Henrique Vasconcellos, temos buscado formas de aumentar a vacinação contra a Covid-19, aumentar os pontos de testagem na cidade e interior, além de outras formas para garantir a segurança e saúde do nosso povo”, afirma o Prefeito Vinícius Claussen.

Centros de testagem

A partir desta segunda-feira (24), foram inaugurados novos centros de testagem para a Covid-19 nos bairros: Beira Linha, Pimenteiras e São Pedro. As unidades atendem de 2ª a 6ª feira, de 8h às 15h, com distribuição de 300 senhas por dia.

No mesmo dia, também foi aberto um centro de testagem infantil, no CEMUSA (São Pedro). O ponto irá atender crianças de 1 mês a 12 anos de idade, também de 2ª a 6ª feira, de 8h às 17h.

Centro de Atendimento contra o Coronavírus de Teresópolis

No dia 19 de janeiro, o Centro de Atendimento contra o Coronavírus de Teresópolis voltou a funcionar no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara (Várzea). A decisão ocorreu após aumento na procura por testes nas últimas semanas.

A população pode procurar atendimento todos os dias da semana, de 8h às 20h.

A equipe de profissionais de saúde que atua no Pedrão foi ampliada e, diariamente, são distribuídas 500 senhas para atendimento.

O Pedrão é, atualmente, administrado por dois farmacêuticos e está sob gestão da Subsecretaria de Atenção Primária à Saúde.

Equipes de apoio

Para que o atendimento à população seja agilizado, a Secretaria Municipal de Saúde conta com apoio de estudantes da FESO/UNIFESO e Estácio para fazer o acolhimento e orientação dos pacientes. Também há colaboração de internos de medicina, enfermagem e biomedicina na testagem e notificação de casos.

O mesmo ocorre com o SENAC, através de técnicos de enfermagem.

Campanhas de vacinação infantil

Com início da campanha de imunização contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos de idade, diversas ações são planejadas para que este público seja protegido com a primeira dose.

Desta forma, além dos atuais pontos de vacinação incorporadas no calendário semanal, há planejamento para campanhas nos sábados, em escolas, para atingir mais crianças que ainda não buscaram atendimento.

O mesmo está previsto para a zona rural do município, onde poderá haver vacinações itinerantes.

Acompanhamento de casos

Para compreender a disseminação da Covid-19 em Teresópolis e orientar a população quanto aos cuidados necessários, o trabalho de acompanhamento é realizado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE).

Esta vigilância ocorre para casos suspeitos e positivos. As amostras coletadas dos pacientes são enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro (LACEN-RJ) para análise.

Baseado nestes resultados, o DVE avalia ações para reduzir o impacto da pandemia nos meses de fevereiro e março de 2022.

Atendimento domiciliar

Para realizar a vacinação, orientação e demais cuidados para pessoas acamadas, a Secretaria Municipal de Saúde utiliza os profissionais do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD).

Estes profissionais qualificados do SAD realizam uma série de tratamentos para a população acamada, como a oxigenoterapia em casos de sintomas respiratórios mais graves.

Transparência Pública

Para garantir a transparência de todas as atividades realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, todas as ações são incluídas em um informe elaborado pelo Conselho Municipal de Saúde. Este relatório é entregue ao Secretário de Saúde, Antônio Henrique Vasconcellos, para análise.

Assim, a Prefeitura Municipal de Saúde garante a transparência das informações ao Controle Social.

Termo de isolamento para casos suspeitos e confirmados

Desde a última sexta-feira (21), os centros de testagem para a Covid-19 emitem um documento oficial que permite a liberação das atividades profissionais durante todo o período de isolamento domiciliar.

O documento possui carimbo e assinatura de profissional qualificado da Secretaria Municipal de Saúde, e funciona como uma garantia de que emprego e empregador não se prejudiquem durante o período.