Você está visualizando atualmente Artistas entregam propostas para o plano de ação da Lei Paulo Gustavo em Teresópolis

O município vai receber R$ 1,5 milhão para colocar a lei em prática

Realizada pela Secretaria Municipal de Cultura nestas segunda, 29/05, e terça, 30/05, com apoio do Conselho Municipal de Políticas Culturais, a consulta pública para elaborar o Plano de Ação que vai implementar a Lei Federal Paulo Gustavo em Teresópolis reuniu produtores e artistas do audiovisual e das diversas manifestações das artes. Também marcaram presença no encontro, no Centro Cultural FESO Pro Arte, os vereadores Diego Barbosa e Paulinho Nogueira.

Batizada em homenagem ao ator e comediante niteroiense (1978-2021), que morreu por complicações da Covid-19, a Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022) tem o objetivo de ajudar, por meio da liberação de recursos, na recuperação do setor cultural após as perdas acumuladas durante a pandemia. A legislação destinará R$ 1.518.519,59 para ações e projetos em Teresópolis.

“Os participantes se manifestaram e deram suas contribuições para os ajustes necessários das propostas apresentadas. O prazo final para inserir o plano de ação na plataforma Transferegov, do Governo Federal, é o dia 11 de julho. Porém, trabalhamos para fazer a inserção ainda em junho, a fim de acelerar o processo de aprovação pelo Ministério da Cultura e a liberação dos recursos para o município”, explicou a secretária municipal de Cultura, Cléo Jordão, que conduziu a consulta pública.

Participação – Nos dois dias da consulta pública foram apresentadas as propostas elaboradas pelo Grupo de Trabalho do Audiovisual do Fórum de Cultura de Teresópolis, que sugeriu ações para atender os vários nichos do setor. Entre elas, o desenvolvimento de roteiros, produção de curtas e médias metragens, produção de games e de videoclipes, entre outras iniciativas.

Representantes de outros grupos de trabalho do Fórum de Cultura também apresentaram sugestões para os segmentos da dança, música, artes cênicas, artes visuais, artes manuais, literatura e demais manifestações da cultura popular.

“Estamos construindo um Plano de Ação com todas as contribuições dos fazedores de cultura da nossa cidade. Tudo para que os artistas interessados possam participar dos editais que serão elaborados e lançados futuramente pela Gestão Municipal”, concluiu Cléo Jordão.

Fotos: Hilna Gallo