Você está visualizando atualmente Teresópolis sedia cerimônia de formação e posse da 1ª Câmara Técnica de Agricultura e Pesca do Conleste

Oficializada nesta terça-feira, 20/06, em cerimônia na Prefeitura de Teresópolis, a formação e posse da 1ª Câmara Técnica de Agricultura e Pesca do Conleste – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense. O objetivo é apoiar a formulação das políticas agrícola e pesqueira nos 17 municípios consorciados, fortalecendo os produtores dessas duas importantes atividades econômicas.

“Embora muitos considerem que a vocação do Estado do Rio é para o serviço, 70% do PIB estadual vem do Agro e da Pesca, dos quais 25% são dos municípios conlestianos. Daí a importância da formação desta Câmara Técnica, até porque boa parte da produção é oriunda da agricultura familiar. O Conleste é agro, o Conleste é pesca, o Conleste é nosso”, ressaltou João Gualberto, diretor geral do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense.

O secretário de Agricultura de Teresópolis deu boas-vindas aos participantes da solenidade. “Esse evento permite a integração entre os municípios e abre portas para futuras ações de capacitação técnica, a fim de fortalecer a agricultura e a pesca na área de abrangência do Conleste”, disse o Tenente Jaime Medeiros, acompanhado do secretário municipal de Governo e Coordenação, Lucas Pacheco, representando o Prefeito Vinicius Claussen.

Para o diretor de Projetos do Consórcio, Carlos Cavalcanti, a Câmara Técnica “é um instrumento para dar musculatura às demandas e projetos das secretarias de Agricultura e de Pesca dos municípios, fortalecendo a regionalização das ações”.

Nomeação do corpo técnico: Foram empossados os secretários municipais de Agricultura de Itaboraí, Abílio Pereira – presidente e coordenador da Câmara Técnica, e de Cachoeiras de Macacu, Marcos Gois – suplente.

“É público e notório que o agronegócio movimenta o país, e com a formação desta Câmara Técnica, temos o compromisso de fazer com que o Rio de Janeiro pare de ser importador e comece a ser exportador. Juntos faremos a transformação e a revolução da agricultura do Estado do Rio de Janeiro”, frisou o presidente da Câmara Técnica de Agricultura e Pesca do Conleste, Abílio Pereira.

No fim do evento, os participantes acompanharam uma palestra sobre ‘Potencialidade e desafios da piscicultura na região do Conleste’. O tema foi abordado pelo extensionista Lícius de Sá Freire, do Escritório Regional da Fiperj – Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento.

Fotos: Bruno Nepomuceno