Você está visualizando atualmente Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos e dos Direitos da Mulher atendem moradores no Rosário

Entre os serviços, atualização e inclusão no Cadastro Único e no Aluguel Social e conscientização sobre a violência contra a mulher

A Prefeitura, por meio das equipes das secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) e dos Direitos da Mulher (SMDM), promoveu, nesta quarta-feira, 31, nas instalações da Igreja Pentecostal Assembleia de Deus, na comunidade do Rosário, uma ação voltada para a atualização e inclusão no Cadastro Único do Governo Federal (para o benefício do ‘Bolsa Família’) e também para a conscientização sobre a violência contra a mulher.

Foram atendidos ainda moradores que tiveram ou terão suas casas interditadas definitivamente pela Defesa Civil – em virtude de estragos causados pelas chuvas torrenciais recentes – e que irão receber o Aluguel Social para pagarem por novas moradias.

Com a presença de Margareth Rosi, que acumula as duas secretarias interinamente, Elisabeth Garcia, da SMDM, conversava com algumas mulheres e lhes entregava o folheto ‘Guia de Apoio à Mulher em Situação de Violência’ e uma embalagem com uma lixa de unha e telefones de contato e emergência para o atendimento de mulheres vítimas de violência. “Estamos aqui para atender a todos que nos procurarem. Vamos cadastrar, renovar cadastros e orientar a todos os interessados”, explicou Margareth Rosi.

A Coordenadora do CadÚnico em Teresópolis, Cirlene Rocha, também esteve no Rosário para atender, acompanhada de Thaiane Costa, Silvania Domingues e Ana Carolina Souto. Ao todo, foram 17 atendimentos como o de uma jovem mãe com o filho de colo: “Já tenho cadastro, mas como agora estou desempregada, quero renovar para receber um benefício”, comentou ela.

A Coordenadora do Aluguel Social da SMASDH, Janaína Félix, acompanhada de Juliana Egipto, também esteve no Rosário, onde as duas atenderam sete moradores. “Quem tem a casa condenada e futuramente demolida terá direito a uma unidade habitacional em programa de governo. Enquanto isso não ocorre, vai receber o Aluguel Social”, tranquilizou Janaína.