Você está visualizando atualmente Secretaria de Cultura de Teresópolis participa da cerimônia pelos 59 anos do INEPAC

Equipe da Secretaria de Cultura de Teresópolis marcou presença na cerimônia em comemoração pelos 59 anos do INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. A solenidade foi realizada na última segunda-feira, 22/08, no Salão Assyrius do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Durante o evento, a diretora geral do Instituto, Ana Cristina Carvalho da Silva, e a secretária estadual de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, ressaltaram a importância do INEPAC para a manutenção do patrimônio histórico de bens materiais e imateriais do estado, prestando assessoria técnica às prefeituras na elaboração de inventários de bens culturais móveis e imóveis ou no desenvolvimento de projetos e obras de restauração arquitetônica e artística nos municípios.

Para a secretária municipal de Cultura Cléo Jordão, “o INEPAC tem exercido papel fundamental na preservação de bens tombados no município e novas parcerias estão sendo alinhadas para que, casa vez mais, possamos intervir beneficamente na identificação, catalogação e manutenção de prédios históricos e manifestações culturais em diversas áreas”.

Também participaram do evento Natale Onofre e Yuri Maia, respectivamente gestora de produção e produtor do Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV), proponente do projeto de restauro do Quiosque das Lendas. Popularmente conhecido como Mirante da Granja Guarani, o bem cultural é tombado pelo INEPAC e deverá ser contemplado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, que prevê desconto no ICMS para as empresas patrocinadoras. O ICCV, que já possui o projeto desenhado e há anos se empenha para a captação de recursos, aproveitou a oportunidade para dar continuidade &agrave ; iniciativa, contando com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e da Secretaria de Cultura de Teresópolis.