Você está visualizando atualmente Prefeitura e Beneficência Portuguesa reafirmam compromisso de abertura de 20 leitos UTI SUS, sendo 10 pediátricos inéditos em Teresópolis

Em visita ao hospital, o Prefeito Vinicius Claussen conheceu detalhes do projeto de ampliação da unidade para abrigar os novos leitos. Início das obras para construção das primeiras 10 UTI de adulto está previsto para março e a entrega da estrutura deve acontecer ainda em 2022.

Na tarde da última quarta-feira (23), o Prefeito Vinicius Claussen fez uma visita ao Hospital da Beneficência Portuguesa de Teresópolis para conhecer detalhes do projeto de ampliação da unidade para abertura de novos 20 leitos UTI para o Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 10 UTI pediátricas e outros 10 UTIs para adultos. O início das obras para construção das primeiras 10 UTI de adulto está previsto para março e a entrega da estrutura deve acontecer ainda em 2022.

A expansão do atendimento de alta complexidade do hospital está sendo possível pela garantia da Prefeitura e do Governo do Estado do Rio de Janeiro de pactuação dos novos 20 leitos com a instituição. Por sua vez, a Bené, como é carinhosamente chamada, fará as obras de adequação dos espaços e construção dos leitos, com recursos garantidos junto à Caixa Econômica Federal, do programa específico de crédito para instituições filantrópicas, visando o fortalecimento do SUS. A Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, também reverterá R$ 5 milh&otild e;es para a aquisição de equipamentos pelo hospital para a estruturação dos leitos.

“Nós temos a certeza de que a abertura dos leitos infantil e adulto fará com que a Beneficência Portuguesa contribua ainda mais com a saúde pública do município e região. Quando assumimos a gestão, encontramos a instituição numa situação muito difícil, mas enxergamos o potencial dela para o fortalecimento do SUS. Com isso, contratamos mais serviços, levamos para a unidade o atendimento de emergência ortopédica e pediátrica, cirurgias de menor complexidade, e isso possibilita agora que a Bené dê esse grande passo para o atendimento de alta complexidade”, afirmou o Prefeito Vi nicius Claussen durante reunião com a diretoria do hospital.

A visita foi acompanhada pelo secretário de Saúde, Antônio Henrique Vasconcellos, pelo diretor do Hospital da Beneficência Portuguesa, Paulo Ribeiro, e representantes da Caixa Econômica Federal.

“Ter uma unidade infantil de referência é de total importância para a Saúde de Teresópolis. Os pais que tenham a necessidade de transferir seus filhos para unidades de terapia intensiva terão a tranquilidade de vê-los recebendo atendimento na cidade, podendo acompanhar de perto a evolução do tratamento. Nunca tivemos leitos de UTI pediátrica aqui. Esse grande passo que a gestão do Prefeito Vinicius Claussen está dando é mais uma conquista histórica que fará a diferença para a saúde da população local e da região”, explicou o secretário de Saúde, Ant&ocir c;nio Henrique Vasconcellos.

Paulo Ribeiro, diretor do Hospital Beneficência Portuguesa, destacou que “em cerca de 20 anos, esta foi a primeira gestão municipal que realmente acreditou que a Bené poderia mais. E isso nos deu a segurança de buscar mais qualidade no serviço e a instituição será sempre agradecida ao Prefeito e ao Secretário de Saúde”.

Segundo Maria José Ribeiro, conselheira da instituição, nenhuma outra gestão municipal enxergou o potencial da Beneficência e investiu na unidade. “A atual gestão evoluiu o município e em especial a Saúde. A Beneficência Portuguesa é muito grata ao Prefeito Vinicius Claussen porque sonhamos juntos a UTI pediátrica”, agradeceu.