Você está visualizando atualmente Prefeitura divulga Procedimento de Manifestação de Interesse para implantação de Teleférico e Parque Temático em Teresópolis

Sem custos para o município, iniciativa tem o objetivo de fomentar o turismo, gerar em torno de 200 empregos e impulsionar a economia local

A Prefeitura de Teresópolis publicou, nesta terça-feira, 2, no Diário Oficial eletrônico o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) da Chamada Pública relacionada ao projeto do teleférico e parque temático, a serem instalados em áreas no Mirante da Colina, na Fazendinha, e as glebas 7, 8 e 9 da Rua Nilza Chiapeta Fadigas, na Várzea, terrenos que ficam na área do futuro Parque George March.  O objetivo é convocar eventuais interessados para a apresentação de estudos técnicos visando o projeto de concessão das atividades de teleférico e parque temático, preparo e fornecimento de alimentos e bebidas, vendas de produtos e outras atividades de lazer e cultura. A solicitação do requerimento de autorização para apresentação dos estudos técnicos deve ser feita à Secretaria M. de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, até o próximo dia 2 de junho.

“Uma das vocações de Teresópolis é o Turismo, que movimenta a cadeia da economia da nossa cidade. Pousadas e hotéis, guias de turismo, parques, atrativos naturais, turismo de aventura, gastronomia e comércio recebem visitantes de diversas regiões. Isso é fundamental na geração de emprego, na distribuição de renda e na arrecadação municipal. A previsão é de que os projetos do Teleférico e do Parque Temático gerem em torno de 200 empregos diretos e indiretos”, destaca o Prefeito Vinicius Claussen.

O secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Guimarães, é o titular da comissão especial de elaboração, condução e julgamento do Procedimento de Manifestação de Interesse para a concessão das atividades de teleférico e parque temático. “O Procedimento de Manifestação de Interesse trata-se de estudos prévios à realização do processo licitatório. Assim, quem tiver interesse em concorrer à concessão deverá consultar o edital e solicitar o requerimento de autorização para apresentação dos estudos técnicos sobre a forma como pretende atuar na atividade escolhida”, explica Lucas Guimarães, destacando que será de responsabilidade dos selecionados na licitação a execução de obras de reforma e adaptação do local, manutenção preventiva e corretiva, além da operação de tais equipamentos. Assim, os projetos não terão custos para o município.

A etapa de elaboração de estudos técnicos será composta por propostas, levantamentos, dados, pesquisas, projetos, informações técnicas, investigações, dados, métodos, pareceres e quaisquer outros documentos acerca da viabilidade técnica, ambiental, econômico-financeira e jurídica para a estruturação final do projeto.

O Edital da Chamada Pública SMTEES Nº 003/2023, os seus respectivos anexos, informações e esclarecimentos necessários estão à disposição dos interessados na Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, situada na Avenida Feliciano Sodré, nº 675, Mezanino do Espaço do Empreendedor, Teresópolis, RJ, e no Portal www.licitacao.teresopolis.rj.gov.br.

O Projeto

Os projetos do Teleférico e do Parque Temático integram o programa municipal ‘Pra Cima Terê’ e a Prefeitura pretende outorgar a área por concessão a título oneroso pelo prazo de 25 anos, com prorrogação de 10 anos. A outorga será precedida de licitação, na modalidade concorrência. Os selecionados terão de observar a regularidade do serviço, a continuidade, eficiência, segurança, higiene, cortesia e modicidade dos preços. O projeto prevê que sejam seguidas normas de acessibilidade, com equipamentos adequados para cadeirantes, informações em braile e áudio-descrição.

O teleférico parte da futura praça de eventos, em terreno de 5 mil metros quadrados na boca do túnel da Beira Linha, área agora pertencente ao município. Desse ponto, através das estações, se vai ao Mirante da Colina, área que será concedida para exploração de lazer, gastronomia e entretenimento, para que o modelo seja viável economicamente.

O projeto conta com espaços de alimentação (FoodPark), exposição e venda de souvenirs, entre outros atrativos e infraestrutura, com funcionamento também em horário noturno. Poderão acontecer eventos como comemorações referentes a datas especiais, como formaturas, coquetéis, mini wedding, gravações e lançamentos de produtos, etc. “Vamos dar vida ao novo Parque George March e cuidar do Mirante da Colina, de onde se tem uma vista linda. O teleférico vai projetar Teresópolis de vez como destino turístico do Brasil”, conclui o Prefeito Vinicius Claussen.