Você está visualizando atualmente ‘Feirão Emprega Terê’ segue até sexta, 26/02, com encaminhamento de pessoas com e sem deficiência para entrevistas de emprego

Fundação Leão XIII dará orientação sobre o Vale Social

Esta sexta-feira, 26/02, é o último dia do ‘Feirão Emprega Terê’, com programação on-line e parte presencial realizada na Prefeitura, na Várzea. A parte presencial da programação contará com mais entrevistas, à tarde, com oportunidades de emprego também para pessoas com deficiência (PCD), oferecidas pela fábrica de bebidas do Grupo Petrópolis. Candidatos interessados devem comparecer ao SINE Teresópolis, no 1º piso da Prefeitura, de 9h às 17h, para se cadastrar e receber o encaminhamento para as entrevistas, de acordo com o perfil divulgado pela empresa.

Promovido pela Gestão Municipal, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, o evento encaminha candidatos para entrevistas com recrutadores de empresas com oportunidades de emprego. Através de programação virtual, dá dicas para o trabalhador se preparar e ter mais chance de conquistar vaga no mercado de trabalho. Cadastro no banco de empregos do SINE, solicitação de seguro-desemprego e agendamento para resolver pendências sobre o benefício são outros serviços do Feirão.

“O ‘Feirão Emprega Terê’ aproxima empregadores e potenciais candidatos a uma vaga de emprego e faz parte do ‘Pra Cima Terê’, programa da gestão do Prefeito Vinicius Claussen que estabelece uma série de ações para potencializar a inclusão produtiva dos nossos trabalhadores. Ainda dá tempo de participar, essa sexta-feira é o último dia”, convida Lucas Guimarães, secretário municipal de Trabalho.

Parceria – Equipe da Fundação Leão XIII estará na Prefeitura a partir de 14h, participando do ‘Feirão Emprega Terê’, orientando as pessoas com deficiência sobre o Vale Social. O benefício do Governo do Estado garante a gratuidade de passagem de ônibus intermunicipais em transportes de concessão estadual e é destinado a pessoas com deficiência física, auditiva, visual ou mental. Outro serviço será o requerimento de segunda via da certidão de nascimento. Para isso, a pessoa interessada deverá apresentar cópia do documento para que a solicitação seja feita junto aos cartórios da cidade.

A parceria é resultado de encontro realizado no dia 12 de fevereiro, para a realização de trabalho conjunto entre os órgãos municipais e estadual para fortalecer a oferta de serviços socioassistenciais à população. Na época, participaram da reunião os secretários municipais de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Guimarães, e de Desenvolvimento Social, Valdeck Amaral, a coordenadora do SINE Teresópolis, Renata Telles, e a coordenadora da Fundação Leão XIII em Teresópolis, Fernanda de Oliveira.

Feirão aprovado – Em busca de uma vaga de motoboy, Jorge Alpheu Cruz de Oliveira foi um dos entrevistados nesta quinta-feira, 25/02, na Prefeitura. “Esse evento é muito válido, vim aqui assim que soube dele pelas redes sociais. Facilita bem a vida de quem está procurando emprego. Até o nome ‘Feirão’ motiva a gente a vir”, opinou.

Os recrutadores da Info Instalações, prestadora de serviços da Sumicity, empresa de instalação e fornecimento de acesso a internet banda larga, também avaliaram positivamente a iniciativa. “Muito importante ter esse suporte de um órgão público, que nos auxilia com local para as entrevistas, principalmente em tempo de pandemia”, opinou Wesley Passos Rezende. “Tem muita gente batendo de porta em porta correndo atrás de emprego e um evento desse tipo facilita a vida de todo mundo”, disse Everton Figueira Gonçalves. “Para a empresa é interessante ter espaço de entrevistas e para os trabalhadores, um ponto central de atendimento”, concluiu o recrutador Paulo Menezes.

Atendimentos – Nesta quinta-feira, 25/02, as empresas Mary Help Diaristas e Mensalistas e Sumicity realizaram 36 entrevistas de candidatos, com encaminhamentos para vagas de emprego e a pré-seleção de pessoal para uma segunda etapa de atendimento, de acordo com o perfil de funcionários buscados pelos entrevistadores.

Desde segunda-feira, 22/02, foram feitos 529 atendimentos pelos técnicos do SINE Teresópolis, com 324 encaminhamentos para entrevistas de emprego realizadas durante o evento na Prefeitura e para entrevistas direto nas empresas. Também foram registrados 137 cadastros de currículos no Sistema Nacional de Empregos de candidatos que não possuíam compatibilidade para as vagas abertas, 68 atendimentos de seguro-desemprego (com resolução de questões e agendamento) e 155 atendimentos virtuais pelo WhatsApp (21) 97121-8424, e-mail e sala virtual.

BALANÇO ‘FEIRÃO EMPREGA TERÊ’

De segunda, 22/02 até quin – 23 – 24 – 25/02

– 529 atendimentos SINE:

•    324 encaminhamentos para entrevistas (no evento e fora);
  •    137 cadastros no Sistema Nacional de Empregos;
  •    14 seguros-desemprego;
  •    54 agendamentos de seguro.

– 155 atendimentos virtuais:

•    148 whatsapp;
  •    6 email;
  •    1 Zoom.

– 172 Entrevistas durante o Evento:

•    33 JFC;
  •    07 UNIFESO;
  •    23 Genesis Empreendimentos;
  •    37 Stop Chopp;
  •    55 Maria Brasileira;
  •    15 Info (Sumicity);
  •    21 Mary Help.

– 5 palestras

– 6 episódios Web Série do Trabalhador.

PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL

– Entrevistas com empresas.

Atenção: O encaminhamento para as entrevistas de emprego deverão ser feitas antecipadamente no SINE.

• Sexta, 26/02:

– 13h, Grupo Petrópolis. Fundada em Petrópolis, produz cervejas, bebidas alcoólicas e não alcoólicas.

Vagas oferecidas: Linha de Produção, Operador de Logística, para pessoa com deficiência (PCD).

– 14h, Fundação Leão XIII – orientação sobre a concessão do benefício Vale Social e requerimento de segunda via da certidão de nascimento.

Programação completa, Web Série do Trabalhador, Abertura Oficial do Evento e palestras estão disponíveis em www.teresopolis.rj.gov.br/Portal-do-Trabalhador

FOTOS: Bruno Nepomuceno