Você está visualizando atualmente Prefeitura de Teresópolis assina termo de cooperação com Casa Lar Gerando Filhos

O termo garante o custeio das operações da instituição, amplia o número de vagas ofertadas e possibilita a permanência de crianças com necessidades especiais.

Na última sexta-feira, 27 de janeiro, o prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, assinou o termo de cooperação com a Casa Lar Gerando Filhos para formalizar a parceria com a instituição, que acolhe crianças e adolescentes de 0 a 18 anos que estejam em estado de risco social, maus-tratos, abandono, extrema vulnerabilidade e direitos violados. O Termo garante o custeio total da instituição, amplia o número de vagas disponíveis e garante o acesso para crianças portadoras de necessidades especiais. Além do prefeito Vinicius Claussen, estiveram presentes na assinatura do termo a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos Margareth Rosi, o Diretor da Associação Kairós, João Batista e o Presidente da Gerando Filhos, Kevin Martins Ferreira.

Essa é a primeira vez que o Município realiza a assinatura de termo de cooperação com uma casa de passagem para crianças e adolescentes, respondendo a uma demanda antiga e de grande necessidade para a proteção de menores em vulnerabilidade.

“Nós temos aqui a concretização de um sonho. Estamos atendendo a uma demanda antiga tanto da Vara da Infância, quanto do Conselho Tutelar, de ter um abrigo municipal para as nossas crianças que necessitam desse acolhimento e agora, com esse apoio nós vamos atender também a demanda de acolhimento das crianças portadoras de necessidades especiais, que antes não conseguiam ser atendidas pelo nosso município. É uma grande conquista não só para as nossas crianças mas também para toda a sociedade.” declarou o Prefeito Vinicius Claussen.

A Secretária Margareth enfatizou a importância da parceria firmada: “Hoje nós demos um grande passo para a Assistência Social de Teresópolis. Antes não tínhamos um espaço regularizado para atender a essa demanda e hoje eu tenho a honra de estar aqui, assinando esse termo de cooperação, onde essas pessoas serão acolhidas com todo o carinho e dedicação que elas merecem.”

A instituição funciona desde 2017 e tem como mantenedora a Associação Kairós Brasil. A entidade recebe crianças com direitos violados, encaminhadas pela Vara da Infância e do Adolescente de Teresópolis, através do Conselho Tutelar, fornecendo além do abrigo, atendimento psicológico, médico, social e acesso a atividades recreativas, e era mantida através de doações filantrópicas. A partir de agora, a instituição funcionará com 100% dos recursos provenientes do termo de cooperação. O termo tem duração inicial de 12 meses, podendo ser renovado.