Prefeito Vinicius Claussen sanciona lei que torna Patrimônio Cultural Imaterial diversas manifestações religiosas

Você está visualizando atualmente Prefeito Vinicius Claussen sanciona lei que torna Patrimônio Cultural Imaterial diversas manifestações religiosas
Compartilhar:

Com a presença do Bispo Dom Gregório e do padre Jorge Pacheco de Medeiros, pároco da Matriz de Santa Teresa, o Prefeito Vinicius Claussen sancionou, no último dia 6, aniversário de Teresópolis, a Lei Municipal 4.362/2023 que torna Patrimônio Cultural Imaterial diversas manifestações religiosas e o som do badalar dos sinos das Paróquias do Município. A lei é de autoria do Vereador Paulinho Nogueira.

“Parabéns ao vereador Paulinho Nogueira e a Câmara Municipal por aprovar essa lei que é de grande importância para nossa cultura religiosa! Agradeço também ao Bispo Dom Gregório pela presença nesta data especial, quando Teresópolis celebra seus 132 anos, e ao Padre Jorge pela dedicação à nossa cidade”, enfatizou o Prefeito Vinicius Claussen.

O vereador Paulinho Nogueira também destacou a importância da lei. “Como vereador tive a honra de ser o autor do projeto de lei que reconhece as manifestações religiosas e o badalar dos sinos das igrejas como patrimônio cultural imaterial de nosso município. Nossa cidade tem suas raízes na religiosidade e na fé popular, e é através dessas manifestações que construímos nossa comunidade e impulsionamos o turismo local”, ressaltou Paulinho Nogueira.

Paulinho Nogueira pontuou ainda que os sinos, embora de propriedade privada, são badalados há décadas pelo centro e principais bairros de Teresópolis, possuindo um valor histórico e cultural inestimável.  “É do interesse da população preservar essa tradição que representa a liberdade religiosa da comunidade cristã e é consagrada pela Constituição”, frisou o vereador.

A lei torna Patrimônio Cultural Imaterial as confecções de tapetes ornamentais de Corpus Christi, os festejos dos padroeiros da cidade (Santo Antônio e Santa Teresa), com suas celebrações e procissões, o som do badalar dos sinos das igrejas, os festejos da Quaresma, Páscoa e Natal e demais festejos religiosos e Comunidades Eclesiais de base (CEBs) nos bairros. A lei será publicada no Diário Oficial do Município esta semana e entra em vigor na data de sua publicação.

Fotos: Bruno Nepomuceno