Você está visualizando atualmente Laboratório de Ciências contribui para aprendizado de alunos em escola pública municipal de Teresópolis

O Centro Educacional Roger Malhardes (CEROM) é a maior unidade de ensino da Rede Pública Municipal de Teresópolis e atende 910 alunos nos três turnos de ensino, incluindo o ensino do 6º ao 9º ano e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Para contribuir para o aprendizado dos estudantes, a unidade conta com um Laboratório de Ciências, inaugurado em 2019, na gestão do Prefeito Vinicius Claussen, para auxiliar os ensinamentos da disciplina com aulas práticas e interessantes para a experimentação dos conteúdos.

“A Educação é prioridade desde o início da nossa gestão e os avanços nessa área são enormes, tanto na infraestrutura, como a instalação de internet em todas as unidades escolares, como no investimento no pedagógico. Adquirimos 1.400 computadores para os 90 novos Inovalabs, entregamos cerca de 4 mil tablets para os alunos e contratamos mais de 600 novos professores. A montagem do Laboratório de Ciências no CEROM faz parte desses investimentos e nos orgulha muito contribuir para o aprendizado dos estudantes da nossa rede”, exaltou o Prefeito Vinicius Claussen.

A diretora do CEROM, Cíntia Cunha Castro também pontuou sobre a importância do equipamento para o aprendizado dos alunos. “A montagem do Laboratório de Ciências em nossa escola foi um enorme ganho. Esse contato direto e prático que os alunos têm ao participar de aulas nos laboratórios de Ciência ajuda muito no aprendizado e no entendimento sobre diversos assuntos relacionados ao conteúdo pedagógico e também para a vida deles”.

Carine Machado Almeida, professora de Ciências, destacou os benefícios de ter um laboratório na escola. “Eu fui chamada para lecionar aqui no CEROM há dois anos e o laboratório tinha acabado de ser montado. É uma estrutura essencial para o trabalho de Ciências porque precisamos aguçar e ativar a curiosidade dos alunos. Então, ter um equipamento desse disponível traz um diferencial enorme para as aulas, os alunos demonstram um interesse muito maior pelo conteúdo. Na sala, você está visualizando o aprendizado, no laboratório está praticando o aprendizado. Aqui, os alunos são os protagonistas do aprendizado”.

Entre outros benefícios que o uso do Laboratório de Ciências proporciona estão: permitir compreender as dimensões científicas; estabelecer relações entre fatos e ideias; promover a compreensão e a utilização dos recursos tecnológicos e suas implicações éticas e ambientais de produção e utilização; utilizar o conhecimento cotidiano para desenvolver o conhecimento científico, possibilitando um saber mais amplo; articular os conceitos construídos para organizá-los em um corpo de conhecimentos sistematizados; possibilitar a interpretação da complexidade do mundo; e apoiar e colaborar na construção de conhecimentos em outras áreas curriculares.

Fotos: Bruno Nepomuceno