Você está visualizando atualmente ‘Junho Violeta’: CRAS Meudon realiza evento sobre prevenção e combate à violência contra o idoso

Num mundo em que as pessoas estão vivendo cada vez mais, discutir a prevenção e o combate à violência contra a pessoa idosa tem se tornado inadiável. Tanto que a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu recentemente o “Junho Violeta” – mês de conscientização e combate à violência contra os idosos, determinando o período de 26 a 30 de junho como a “Semana do Idoso”.

Tomando parte dessa luta, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Meudon, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) de Teresópolis, realizou uma manhã de discussão e palestra sobre o tema nesta terça-feira, dia 27 de junho, com a presença de 25 pessoas idosas.

A psicóloga Aparecida Ximenes, da SMDS,  falou sobre temas como negligência familiar e social, abandono e violência física, emocional, psicológica e patrimonial contra os idosos. “Abordamos especialmente a importância de se denunciar esses casos aos primeiros sinais de que estão ocorrendo”, comentou a coordenadora do CRAS Meudon, a pedagoga Tereza Alvarez.

Durante o evento, foram distribuídas cartilhas sobre o assunto, inclusive com a orientação para que se use o Disque 100 – serviço gratuito de denúncia contra violações de direitos humanos. O evento contou com a visita do Vereador Maurício Lopes, que abordou a valorização da pessoa idosa dentro do contexto da sociedade.

O CRAS Meudon (Rua Caramuru, 108) tem variadas atividades voltadas à população idosa e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone para contato é o (21) 92005-2025.