Você está visualizando atualmente Geração TerêTec: Prefeitura de Teresópolis forma 45 alunos dos cursos de Java e Power BI

Durante o evento, ocorreu o lançamento do curso de Desenvolvedor PHP, com inscrições até o próximo dia 18

A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Teresópolis promoveu, nesta quarta-feira, 6/03, no Teatro Municipal, na Prefeitura, a cerimônia de formatura dos 45 alunos dos cursos de ‘Programação em Java’ e ‘Análise de Dados com Power BI’. As capacitações gratuitas integram o programa municipal ‘Geração TerêTec’, iniciativa da gestão do Prefeito Vinicius Claussen. Com a formatura, o Geração TerêTec já formou 230 alunos nos quatro cursos oferecidos. Na ocasião, foi lançado o curso de Desenvolvedor PHP, oferecendo 20 vagas, sendo reservadas quatro para PcD (Pessoa com Deficiência).

A entrega dos certificados contou com a presença dos secretários Cleiton Pimentel (Ciência e Tecnologia) e Gustavo Simas (Trabalho, Emprego e Economia Solidária), do vereador Paulinho Nogueira e de familiares dos alunos. O diretor de operações do SENAC-RJ, Pedro Teixeira, e a coordenadora do SENAC Teresópolis, Adriana Costa, também prestigiaram o evento.

“Hoje é um dia de festa! Estamos aqui para parabenizar os alunos dos cursos de Java e Power BI do nosso programa Geração TerêTec, uma iniciativa do Prefeito Vinicius Claussen que conta com a valiosa parceria do SENAC e que busca incentivar e formar jovens na área de TI”, frisou o secretário Cleiton Pimentel, anunciando o novo curso do programa: Desenvolvedor PHP, com início das aulas em abril.

Gustavo Simas destacou o número de empresas de TI no município, enfatizando a vasta opção de oportunidades para os profissionais da área. “Temos em Teresópolis entre 250 a 300 empresas de tecnologia precisando de profissionais qualificados e o Geração TerêTec é uma excelente oportunidade de qualificação para os nossos jovens. Hoje, no SINE, temos muitas vagas para o setor e quem se capacitar terá maiores chances de conquistar um emprego na área”, pontou o secretário de Trabalho.

O vereador Paulinho Nogueira e o diretor de operações do SENAC-RJ, Pedro Teixeira, também parabenizaram os formandos e ressaltaram o sucesso da parceria Prefeitura de Teresópolis e SENAC.

Isabella Naufal, mãe de Lucas Naufal, formando, estava orgulhosa do filho. “Estou orgulhosa demais! Essa é uma área que ele gosta muito e já estamos pensando no próximo curso que ele vai se inscrever. Sempre incentivei que ele seguisse essa área porque ele se identifica bastante e tem facilidade para aprender sobre o assunto”. Cursando o 1ª ano do Ensino Médio, Lucas confirmou a identificação com a área e faz planos para a faculdade Engenharia da Computação.

Programa ‘Geração TerêTec’

O programa municipal ‘Geração TerêTec’ é uma iniciativa da gestão do Prefeito Vinicius Claussen que conta com a parceria de instituições de ensino e projetos socais: Serratec, Galileo, Faetec, Cecierj, e Senac). Até o momento, já foram ofertadas 489 vagas em diversos cursos gratuitos, com 230 formandos.

Entre os cursos já oferecidos, ‘Lógica da Programação’, ‘Programação em Java’ e ‘Análise de Dados com Power BI’. Com o lançamento do curso ‘Desenvolvedor PHP’, durante a formatura, totalizam quatro capacitações ofertadas. Os treinamentos contam com a certificação do Senac. Podem participar da seleção jovens a partir de 16 anos de idade, residentes em Teresópolis e que cumpram os requisitos elencados nos editais.

Em formato inédito, o ‘Geração TerêTec’ funciona como um hub de aprendizado em profissões digitais e tem como objetivo capacitar e formar jovens para o mercado de trabalho, com foco na empregabilidade e na geração de renda.

Para saber mais sobre o programa, acesse: www.teresopolis.rj.gov.br/teretec.

Inscrições Desenvolvedor PHP

O edital de chamamento público com as diretrizes do processo seletivo pode ser conferido no link https://atos.teresopolis.rj.gov.br/diario/#/diario/1168. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 18. A divulgação dos selecionados será no dia 22/03 e a matrícula, de forma presencial, no Senac (Rua Alice Quintella Maurici Regadas, 66 – Várzea), no período de 25 a 28/03. Sendo que o dia 25 será exclusivo para atendimento aos PcDs selecionados. As aulas começam dia 1º de abril.

Fotos: Bruno Nepomuceno