Conselho Municipal de Trabalho de Teresópolis cria o selo ‘Emprega Terê’

Você está visualizando atualmente Conselho Municipal de Trabalho de Teresópolis cria o selo ‘Emprega Terê’

Objetivo é ampliar a qualificação profissional gratuita no município

Quanto mais qualificado um profissional, mais chances ele tem de conquistar o seu espaço e crescer no mercado de trabalho. Pensando nisso, a Câmara Técnica Emprega Terê, do Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda de Teresópolis (COMUTER), apresentou a proposta de criação do Selo ‘Emprega Terê’, a ser emitido pelo SINE Teresópolis, para empresas da cidade que atuam na formação e qualificação profissional.

Pela Lei Municipal 4.347/2023, que reestrutura o Conselho, os interessados em aderir ao selo deverão reservar um percentual de vagas, em cada curso ofertado, para a participação gratuita de usuários do SINE ou de servidores públicos da Prefeitura de Teresópolis.

“O mercado exige cada vez mais uma formação ou qualificação do profissional que quer ingressar no mundo do trabalho. A criação do Selo ‘Emprega Terê’ foi planejada para ampliar a oferta de cursos gratuitos de capacitação em Teresópolis e, desta forma, potencializar as oportunidades para os trabalhadores. Essa é uma construção coletiva entre o poder público e os representantes de empresas e instituições de ensino profissional da cidade, que vão definir como essa ação será posta em prática”, explicou Lucas Guimarães, secretário municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária e presidente do COMUTER.

Realizada nesta quinta-feira, 24 de agosto, na Prefeitura, a reunião da Câmara Técnica Emprega Terê teve a participação de representantes de instituições e cursos de várias áreas de qualificação profissional: Centena, Cetepro, Centro Tecnológico Pós Rio, Prepara Cursos Profissionalizantes, Pro Ser Instituto de Qualificação, SD Sobrancelhas, Senac-RJ, Unig, Unopar e Yes! Idiomas.

“Como cidade turística, precisamos ter um atendimento mais qualificado na prestação de serviços, principalmente no nosso nicho, de idiomas. É fundamental poder contribuir e estimular a melhoria em todos os setores que envolvam o atendimento ao público”, opinou Camila Campos, do Yes! Idiomas.

Diretora do Centro Tecnológico Pós Rio, a carioca Leine Cláudia pretende dar a sua colaboração. “Esta é uma proposta gratificante. Trabalho com todas as faixas etárias e quero capacitar cada vez mais, pois tenho cursos que precisam de profissionais capacitados e não tem no mercado de trabalho”, disse.

Luana Barbosa, do Prepara Cursos e da SD Sobrancelhas, aprovou a iniciativa. “Estamos na missão de ajudar a transformar e capacitar  o maior número de vidas possível, pois vagas existem,  mas muitas vezes não temos profissional qualificado para ocupá-las. Essa união dos cursos profissionalizantes com o Selo ‘Emprega Terê’ vai ser um sucesso”, concluiu.

Foto: Divulgação.