Anatel libera oferta e implantação de 5G em Teresópolis

Você está visualizando atualmente Anatel libera oferta e implantação de 5G em Teresópolis

Município já tem liberação para implantação da faixa que atende ao 5G. Prestadoras podem solicitar licenciamento das estações.

Teresópolis está seguindo, de forma eficiente, todos os passos para a chegada do sinal 5G no município, contando com um cronograma adiantado com relação a outras cidades que buscam a implantação da nova tecnologia. Segundo a ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações, a liberação da faixa 3.5GHz, que atende ao 5G, estava prevista para ocorrer até o final de junho, porém Teresópolis já possui a liberação desde o dia 2 de maio. Enfatizando que as prestadoras já podem solicitar licenciamento das estações no município. Esse é mais um importante passo no seguimento do programa municipal ConectaTerê, que tem o objetivo de ampliar a conectividade e reduzir a desigualdade digital em Teresópolis.

O Prefeito Vinicius Claussen ressalta que, com a Lei 4.096, aprovada na Câmara e sancionada por ele, Teresópolis adequou sua legislação às necessidades mais recentes. “Com a adequação de Teresópolis aos trâmites necessários, ficamos entre os 35 primeiros municípios do país aptos a receber a tecnologia 5G. Essas medidas modernizam o município, trazem mais qualidade de vida para população e contribuem para a captação de novos investimentos em infraestrutura tecnológica para nossa cidade”, enfatiza o Prefeito.

A Secretaria de Ciência e Tecnologia destaca que as atividades de migração para o sinal 5G começaram em março. “Nos municípios liberados, como aqui em Teresópolis, as prestadoras do SMP proponentes vencedoras da faixa de 3,5 GHz podem licenciar estações para uso da faixa. Tivemos o planejamento aprovado e a faixa liberada no dia 2 de maio”, explica o secretário de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg.

O secretário pontua que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades: a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.

Convergência Digital no Brasil

A partir de 30 de maio, as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Anatel o licenciamento e ativação de estações de 5G nesta faixa em mais 459 municípios, segundo deliberação ocorrida nesta quarta-feira, 24, na faixa de 3.625 a 3.700 MHz – GAISPI.

Com a decisão, 1423 municípios passam a ter a faixa de 3,5 GHz liberada para utilização por estações do 5G standalone, perfazendo o total de 138 milhões de brasileiros, o que corresponde a 64,7% da população do Brasil.

A decisão tomada pelo GAISPI segue diretrizes do Edital do 5G e abrange municípios onde a Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) já iniciou a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku e concluiu as ações necessárias para a desocupação desta faixa por sistemas do Serviço Fixo por Satélite (FSS), tendo instalado os filtros para a mitigação de interferências em todas as estações do FSS impactadas.

Quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências. Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da EAF.

É fundamental que seja realizado agendamento para a instalação dos novos equipamentos. Mais informações estão disponíveis no site da Siga Antenado. Também está disponível o telefone 0800-729-2404.

Informações sobre o licenciamento: https://www.teresopolis.rj.gov.br/estrutura/ciencia-e-tecnologia/conectatere/