1ª Oficina de Estratégias é promovida no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis

Você está visualizando atualmente 1ª Oficina de Estratégias é promovida no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis
Compartilhar:

Evento com foco na elaboração do Programa de Observação de Aves para o Parque Municipal

O evento foi desenvolvido a partir da dissertação “Contribuições da Observação de Aves para o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis” da Victória Canto que é bióloga, aluna do Programa de Pós-Graduação Profissional em Biodiversidade e Unidade de Conservação da Escola Nacional de Botânica Tropical (PPGP/ENBT-JBRJ).e coordenadora do setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente.

Representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Caminho da Mata Atlântica (ICMA), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) contribuíram e participaram da elaboração e mediação deste evento que foi financiado pela Log Nature. Junto com a equipe do Parque Municipal e colaboradores, o evento aconteceu neste último final de semana, dias 5, 6 e 7 de abril, proporcionando um encontro de Oficina de Estratégias que visam a elaboração do Programa de Observação de Aves do PNMMT. O Observatório de Aves do Instituto Butantan (OA-IBu), Reserva Ecológico de Guapiaçu (REGUA) e a Prefeitura Municipal de Teresópolis através da Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Turismo, foram também uma das instituições participantes.

“O encontro permitiu reunir e conectar ideias incríveis atribuídas à observação de aves. Esta prática vem tomando força em várias regiões do Brasil, justamente por ser uma importante estratégia de conservação, geração de conhecimentos acerca da biodiversidade e valorização do turismo rural e ecológico principalmente. O evento, de fato, foi o “coração” da minha pesquisa de mestrado e espero que estas informações e análises contribuam para a valorização do Parque Municipal, permitindo novas ações e parcerias e deixando um marco na sua história política.” destacou Victoria Canto, autora do projeto.

Com objetivos ligados ao planejamento da atividade no Parque Municipal, o evento conseguiu reunir importantes conhecimentos e saberes de profissionais do âmbito da pesquisa em ornitologia, ecoturismo e biodiversidade, gestão de Unidade de Conservação, gestão da esfera pública municipal, agricultoras locais e representantes de universidades.

O primeiro dia de palestras teve como objetivo contextualizar o tema da observação de aves. Contou com a apresentação do Ricardo Mello, Biólogo, especialista em Desenvolvimento Territorial e subchefe do PNMMT, que apresentou um pouco do histórico e de suas motivações relacionadas ao Roteiro de Observação de Aves do Parque Municipal e sobre a realização das edições do Vem Passarinhar nas Montanhas de Teresópolis que tem proporcionado um importante envolvimento de visitantes e observadores interessados.

A Observação de Aves possibilita oportunidades para o entorno das Unidades de Conservação, assim como exemplo da Ester Farinha, uma das palestrantes do evento e produtora de orgânicos em Santa Rita, que recebe grupos de observadores em sua propriedade. A proprietária do sítio, pode apresentar suas principais motivações e experiências que vivencia a partir deste segmento turístico.

Outro destaque foi a palestra do Biólogo, Mestre em Zoologia e doutorando em Biodiversidade, Luciano Lima, onde acredita que conectar as pessoas com a natureza é a forma mais efetiva de promover a conservação da biodiversidade. Foi também quem proporcionou a criação do Vem Passarinhar pelo Observatório de Aves do Instituto Butantan, inspirando a realização desta campanha em diferentes regiões do Brasil, bem como o Programa Vem Passarinhar do Rio de Janeiro desenvolvido pelo INEA e também outras iniciativas locais, assim como o “Vem Passarinhar nas Montanhas de Teresópolis” do Parque Municipal. Sua palestra levantou noções sobre os diversos meios que a Observação de Aves propicia, bem como a capacidade de benefícios terapêuticos para a saúde e bem-estar das pessoas e valorização da conservação da biodiversidade.

No sábado, o grupo participou do “Vem Passarinhar nas Montanhas de Teresópolis” e participou da Oficina de Estratégias que proporcionou múltiplas contribuições para o Programa de Observação de Aves do PNMMT. Com foco na conservação, as contribuições seguiram linhas voltadas à identificação de novas áreas para o Roteiro de Observação de Aves do PNMMT, orientações para o estímulo de boas práticas sobre a observação de aves e seus ambientes, contribuições para o turismo, pesquisas e práticas de educação ambiental.

“Apesar de toda polaridade no país, falar de proteção às florestas é unanimidade. As aves são a maneira mais fácil de trazer as pessoas a refletirem sobre a necessidade de manter os ambientes naturais protegidos. Neste final de semana, discutimos como potencializar e fazer com que a informação chegue a mais pessoas. A base da discussão foi o trabalho de mestrado da Victoria Canto e o Programa de Observação de Aves”, pontuou Flávio Castro, secretário de Meio Ambiente.

“Tudo isso só se tornou possível devido a colaboração da equipe e dos participantes que acreditaram e que co-criaram ideias fundamentais que, não só irão apoiar os caminhos deste projeto de mestrado, mas também o nosso trabalho no Parque Municipal” complementou a Victória Canto, principal organizadora do evento.

A secretária de Turismo, Elizabeth Mazzi, ressaltou que a observação de aves é algo que precisamos valorizar muito mais do que temos feito. “Além disso, a oferta da Secretaria de Meio Ambiente, de um transporte gratuito até a sede de Santa Rita do nosso Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, que ainda por cima tem uma equipe técnica muito capacitada para fazer essa atividade durante uma manhã de sábado, é algo que precisa ser divulgado e explorado pelos nossos munícipes, além de turistas. Temos um interesse enorme em que essa atividade ganhe visibilidade,” disse a secretária.

“O evento foi fundamental para reunirmos nomes importantes da ornitologia e observação de aves. A ideia foi, de maneira colaborativa, reunir ideias para a construção de um programa de observação de aves para o PNMMT. Esta importante ferramenta terá a função de reunir objetivos, diretrizes, metas e sugestões para a implementação cada vez mais completa do tema na Unidade de Conservação. Cabe ressaltar que esta construção acontece no âmbito de um projeto de mestrado, ou seja, cada vez mais o Parque Municipal busca alinhar suas ações de gestão ao conhecimento científico,” frisou Vitor Cunha, chefe PNMMT.

O encerramento aconteceu no domingo, onde o grupo pôde visitar uma nova área de relevante interesse para a observação de aves. Esta visita proporcionou incríveis registros de espécies bastante coloridas, atrativas e importantes para a conservação da biodiversidade.

Fotos: Gutto Rodrigues.