Teresópolis adere ao programa estadual ‘RJDIGITAL’

Você está visualizando atualmente Teresópolis adere ao programa estadual ‘RJDIGITAL’

Objetivo é reforçar iniciativas da Prefeitura que buscam agilizar a prestação de serviços públicos por meio da transformação digital

A Prefeitura de Teresópolis aderiu ao programa estadual ‘RJDIGITAL para os municípios’, idealizado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Transformação Digital, e que tem o objetivo de desburocratizar e digitalizar a prestação de serviços de todas as secretarias e órgãos públicos. A ideia é que os cidadãos tenham acesso de forma mais simplificada aos inúmeros serviços digitais oferecidos pelo Município, pelo Governo do Estado e pelo Governo Federal, por meio da Rede Gov.br. O programa ‘RJDIGITAL’ será lançado oficialmente nesta sexta-feira, 30 de junho, e a adesão não envolve transferência de recursos, sendo totalmente gratuita.

A adesão de Teresópolis reforça as ações do programa municipal ‘TerêGovDigital’, que proporciona o aumento da eficiência da administração pública municipal, especialmente por meio da desburocratização, da inovação, da transformação digital e da participação do cidadão.

“O programa ‘RJDIGITAL’ amplia a eficiência dos serviços públicos, gera economicidade para o município e o estado, dá maior nível de transparência e mais qualidade no atendimento à população e vai reforçar as ações do nosso ‘TereGovDigital’. Interligada aos sistemas e as organizações de dados federal e estadual, Teresópolis estará inserida no ambiente digital unificado, com a oferta de serviços públicos de todas as esferas públicas”, destacou o Prefeito Vinicius Claussen, pontuando que o município também já aderiu à Rede Nacional de Governo Digital (Rede GOV.BR).

A ferramenta busca integrar o fluxo de informações entre as administrações federal, estaduais e municipais, compartilhar ferramentas e soluções tecnológicas, e, assim, reduzir a burocracia, otimizar os custos e ampliar a oferta de serviços públicos por meios digitais. Somada a esta iniciativa, atualmente, o Portal Integrado de Serviços Digitais do estado do Rio (www.rj.gov.br) disponibiliza mais de 2.300 serviços ao cidadão fluminense.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg, ressaltou que o município segue investindo em conectividade, novos equipamentos, softwares e outras ações do programa ‘TerêGovDigital’, acelerando a transformação digital dos serviços públicos prestados pela Prefeitura. “Entre os avanços, o novo sistema digital de processos, que trouxe economia e maior transparência para a atividade pública municipal, e instalação de fibra óptica em mais de 95% das unidades da Prefeitura. Com serviços simplificados e mais ágeis, a população é a maior beneficiada”, concluiu Vinicius Oberg.