Qualificação profissional: Parceria entre Prefeitura e Governo do Estado garante a vinda da Carreta do Trabalhador a Teresópolis

Você está visualizando atualmente Qualificação profissional: Parceria entre Prefeitura e Governo do Estado garante a vinda da  Carreta do Trabalhador a Teresópolis

Município receberá cursos gratuitos on-line de Tecnologia da Informação do programa Trabalhador 4.0, do Governo Federal

Em setembro, Teresópolis receberá a Carreta do Trabalhador, por meio da parceria entre a Prefeitura de Teresópolis e o Governo do Estado do Rio de Janeiro. A unidade móvel da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda (Setrab) estará na cidade entre os dias 13 e 16/09, na Praça Olímpica Luís de Camões, Centro, com equipes de instituições parceiras oferecendo serviços como emissão de documentos, captação de vagas e renegociação de dívidas, entre outros.

A novidade foi anunciada nesta segunda-feira, 10/07, quando o Prefeito Vinicius Claussen recebeu a visita da secretária de estado de Trabalho e Renda, Kelly Mattos, acompanhada de Cleber Bittencourt, da Assessoria de Inovação e Projetos Especiais. Participaram do encontro o secretário municipal de Governo e Coordenação, Lucas Pacheco, o assessor Jean dos Santos, representando o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Guimarães, e o subsecretário municipal de Comunicação Social, Pablo Tenório Cavalcanti.

“Existem muitas vagas de emprego sendo ofertadas em todo o estado do Rio de Janeiro, mas poucas são efetivadas por conta da baixa qualificação profissional. Para mudar esse quadro, vamos ampliar o acolhimento dos trabalhadores de Teresópolis e oferecer capacitação na unidade móvel da Setrab”, frisou o Prefeito Vinicius Claussen.

Outra novidade é que Teresópolis já pode oferecer cursos gratuitos de Tecnologia da Informação através da Plataforma Escola do Trabalhador 4.0, programa gerado por meio de uma parceria de pesquisa e extensão do então Ministério do Trabalho e Previdência e a Universidade de Brasília. Atualmente, a plataforma, que também conta com o apoio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Ibict, disponibiliza mais de 30 cursos a distância, divididos em 12 eixos temáticos. Entre as opções, há informações básicas para quem tem pouca familiaridade com informática; cursos de nível intermediário para o trabalhador que deseja se aprimorar e oportunidades para quem tem nível avançado sobre o tema.

“São cursos da Microsoft, com a chancela dos Governos Federal e Estadual, para capacitar os jovens e aqueles que se interessarem nas mais diversas áreas de tecnologia. De altíssima qualidade, os cursos serão on-line, na modalidade de ensino à distância”, informou a secretária estadual Kelly Mattos. “Convido a todos para acompanhar as redes sociais oficiais da Setrab, onde divulgamos todas as novidades que oferecemos ao trabalhador nas áreas de qualificação, emprego e renda em todos os municípios fluminenses”, concluiu.

Prefeito Vinicius Claussen entre Cleber Bittencourt e Kelly Mattos, secretária estadual de Trabalho e Renda