Ouvidoria Geral soluciona mais de 85% das demandas registradas em três anos

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Balanço da Ouvidoria Geral da Prefeitura de Teresópolis registra 85,2% de todas as demandas concluídas no Sistema de Ouvidoria Pública Municipal (eOuve). Na gestão anterior, no início de 2018, esse percentual era de 29%. Das 23.986 solicitações recebidas no período de agosto de 2018, quando foi implantado, até a presente data, 20.382 foram finalizadas, com 3.544 em aberto.                         

Criado na gestão do Prefeito Vinicius Claussen, o eOuve tem como objetivo facilitar a comunicação entre poder público e população. Pelo sistema, é possível armazenar, em uma única base de dados, todos os pedidos dos cidadãos. Cada solicitação é direcionada para a secretaria competente, de forma organizada.  Com os dados, é possível atender cada demanda de modo mais eficaz.        

“Isso se deve ao esforço do Prefeito Vinícius Claussen e dos seus secretários em dar ao contribuinte o melhor atendimento possível. Isso acontece através da modernização dos canais de comunicação, com a chegada de maquinários e com respeito ao servidor público municipal, que se esforça para desempenhar com louvor suas atribuições. São atitudes que potencializam o poder de resposta e contribuem para que o cidadão mude o seu olhar em relação aos órgãos públicos, crescendo também a confiança na gestão. Assim, podemos construir e viver numa cidade melhor para todos”, avalia o Ouvidor Geral, Leonardo Manso.

O órgão

A Ouvidoria Geral tem como competência registrar e dar tratamento adequado às reclamações, sugestões, denúncias e elogios sobre os serviços públicos internos e externos prestados pelo Executivo Municipal.  São produzidos relatórios apontando deficiências e/ou irregularidades, do ponto de vista da população, em busca da melhoria da prestação dos serviços pelo poder público.

Canais de atendimento 

Qualquer pessoa pode acessar o eOuve através do site da Prefeitura – www.teresopolis.rj.gov.br – ou baixar um aplicativo em seu smartphone, podendo fazer sua solicitação 24h, todos os dias da semana. Outros canais são o atendimento presencial na sede da Ouvidoria Geral (Av. Lúcio Meira, 375, sala 101 – Centro Administrativo Municipal Manoel Machado de Freitas, na Várzea), de segunda a sexta, das 12h às 18h (durante a vigência de decreto municipal de enfrentamento à pandemia); os telefones 162, (21) 2742-5074, (21) 2742-8761 e (21) 98126-4038 (WhatsApp) e o e-mail [email protected].