Você está visualizando atualmente Sistema eletrônico eOuve da Ouvidoria de Teresópolis é apresentado na Prefeitura de São José do Vale do Rio Preto

O Ouvidor Municipal, Leonardo Manso, visitou, na última semana, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia de São José do Vale do Rio Preto. Leonardo Manso foi recebido pelo secretário da pasta, Felipe Baltazar, para a troca de experiências no setor público, em especial, sobre o atendimento à população. Durante o encontro, Leonardo Manso apresentou o sistema eletrônico eOuve, entre outras iniciativas da Ouvidoria de Teresópolis.

“Estamos buscando formas de atender cada vez melhor nossos munícipes e sabemos que Teresópolis é referência estadual no que diz respeito à eficiência de sua Ouvidoria. Esse encontro é o primeiro de uma série que estão por vir na busca pela troca de experiências e do estabelecimento de uma política pública que visa o atendimento das demandas de toda a nossa região”, enfatizou Felipe Baltazar, que agradeceu a disponibilidade de Leonardo Manso em atender o convite para visitar a Prefeitura de São José para explicar um pouco do trabalho que vem realizando na Ouvidoria de Teresópolis.

Atendimento à população

Em Teresópolis, sob a gestão do Prefeito Vinicius Claussen, a Ouvidoria Geral tem realizado um trabalho que conta com a chancela da ABO e se tornou referência para diversos municípios. Entre as ações, o eOuve, um sistema eletrônico municipal de Ouvidoria, implantado na atual gestão, que tem como objetivo facilitar a comunicação entre poder público e população.

Pelo sistema, é possível armazenar, em uma única base de dados, todos os pedidos dos cidadãos. Cada solicitação é direcionada para a secretaria competente, de forma organizada. Com os dados, é possível atender cada demanda de modo mais eficaz. Outro importante projeto da atual gestão, com coordenação da Ouvidoria, em parceria com a Secretaria M. de Serviços Públicos, é o ‘Gari Comunitário’.

A Ouvidoria Geral tem como competência registrar e dar tratamento adequado às reclamações, sugestões, denúncias e elogios sobre os serviços públicos internos e externos prestados pelo Executivo Municipal. São produzidos relatórios apontando deficiências e/ou irregularidades, do ponto de vista da população, em busca da melhoria da prestação dos serviços pelo poder público.

Canais de atendimento

Qualquer pessoa pode acessar o Sistema Eletrônico Municipal da Prefeitura (eOuve) por meio do site – www.teresopolis.rj.gov.br –. Você também pode baixar um aplicativo em seu smartphone, podendo fazer sua solicitação 24h, todos os dias da semana. Outros canais são o atendimento presencial na sede da Ouvidoria Geral (Av. Lúcio Meira, 375, sala 105 – Centro Administrativo Municipal Manoel Machado de Freitas, na Várzea), de segunda a sexta, das 9h às 18h (durante a vigência de decreto municipal de enfrentamento à pandemia); os telefones 162, (21) 2742-5074, (21) 2742-8761 e (21) 98126-4038 (WhatsApp) e o e-mail [email protected].