Você está visualizando atualmente Feirão Emprega Terê e Carreta do Trabalhador registram 600 atendimentos no primeiro dia

Serviços gratuitos seguem até sábado, na Praça Olímpica, de 10h às 16

Foi grande o movimento na Praça Olímpica Luís de Camões nesta quarta-feira, 13/09, primeiro dia do Feirão Emprega Terê e da Carreta do Trabalhador, unidade móvel da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda (Setrab). Foram registrados 233 atendimentos, com 08 emissões de seguro desemprego, 18 carteiras digitais, 16 cadastros de currículos e 191 encaminhamentos para entrevistas.

O Feirão computou ainda 04 inscrições no CadÚnico; 12 atendimentos na Ouvidoria Geral do Município; 50 inscrições para os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Barroso, Fischer, Parque Ermitage e São Pedro; 02 atendimentos pela Secretaria dos Direitos da Mulher; 50 atendimentos e 04 encaminhamentos para emissão de documentos pela Fundação Leão XIII; 15 atendimentos ProSer; 10 inscrições para cursos do Instituto SER; 40 atendimentos pela equipe do Senac; 05 captações pela equipe da UNIG; 22 captações pela Universidade Cruzeiro do Sul e uma média de público de 153 pessoas nas atividades recreativas do Sesc.

“Agradeço ao Governador Claudio Castro e à secretária estadual de Trabalho e Renda, Kelly Mattos, pela parceria neste evento em prol do trabalhador e que tem a supervisão do secretário municipal de Trabalho, Lucas Guimarães. Fizemos muito pelo emprego em Teresópolis, com mais de 4.500 microempresas inauguradas e mais de 32 mil carteiras assinadas no emprego formal em 5 anos. Todos nós sabemos que o melhor projeto social é o emprego. Venham para o Feirão Emprega Terê”, convidou o Prefeito Vinicius Claussen.

Para Pedro Alves, do Teresópolis Convention & Visitors Bureau, é fundamental a parceria entre Município e Estado em ações como esta. “As estruturas ainda estão se reorganizando nesse período pós pandemia e todo esforço para incentivar a atividade econômica é muito bem vindo”, opinou.

Presidente do Sincomércio Teresópolis e diretor da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro), Igor Edelstein de Oliveira marcou presença na abertura do evento. “Sesc e Senac estão juntos com a Prefeitura de Teresópolis e o Governo do Estado nesta ação, com inscrição para cursos gratuitos e atividades recreativas. Nosso dever é apoiar iniciativas como esta”, afirmou.

Também participaram os secretários municipais Lucas Pacheco (Governo e Coordenação), Margareth Rosi (Direitos da Mulher), Elizabeth Mazzi (Turismo), Gisela Fernandes (Esporte e Lazer) e Cléo Jordão (Cultura), e os subsecretários Gisella Monerat (Governo), Marco Aurélio Freitas Cunha (Agricultura), Pablo Tenório Cavalcanti (Comunicação Social), Julie Siqueira (Eventos) e Henrique Silva (Turismo).

Até domingo: Realizado pela Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, o Feirão Emprega Terê oferece vagas de emprego para pessoas com e sem experiência e para pessoas com deficiência (PCD). Com emissão de documentos, inscrições para cursos, cadastro para mais de 220 vagas de emprego, serviços de saúde, acolhimento social, corte de cabelo e recreação, o evento segue até sábado, 16/09, das 10 às 16h.

“Seguindo orientação do Prefeito Vinicius Claussen, realizamos mais uma edição do Feirão Emprega Terê em praça pública, levando atendimentos gratuitos para onde a população está. Desta vez com a Carreta do Trabalhador, esse grande equipamento da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda. Aqui, o trabalhador faz a carteira de trabalho digital, cadastra o seu currículo no Sistema Nacional de Empregos, recebe a carta de encaminhamento do Sine para entrevista de emprego e também tem os serviços sociais. Além disso, os interessados podem se inscrever nos cursos oferecidos pelas instituições parceiras”, destacou Lucas Guimarães, secretário municipal de Trabalho.

Os atendimentos gratuitos serão prestados pelas equipes das secretarias municipais de Trabalho, Assistência Social e Direitos Humanos, Direitos da Mulher, Saúde e da Ouvidoria Geral e de instituições parceiras, como Fundação Leão XIII, Sesc Rio, Senac Rio, Instituto SER, Unig e Universidade Cruzeiro do Sul.

Os interessados devem comparecer com documento de identificação com foto, CPF, carteira de trabalho (se não tiver, será gerada a versão digital na hora), número do PIS (caso não possua, o cadastro é gerado na hora), comprovante de residência e currículo.

Iniciativa aprovada: Em busca de oportunidade de emprego, Caroline Servais e Jaqueline Vilela Reis fizeram questão de participar do primeiro dia Feirão Emprega Terê. “Adorei, o atendimento é rápido. Acabei de cumprir um período de dois meses de experiência e já saí do Feirão com uma carta de encaminhamento para o mercado de trabalho”, relatou Caroline. “Muito bom que a Prefeitura faça esses eventos, para que as pessoas tenham atendimento nas áreas que mais precisam”, disse Jaqueline.

Recrutador do Grupo Malupe, de serviços de proteção patrimonial e locação de mão de obra especializada, Antonio Carlos dos Santos Silva agendou entrevistas com candidatos a emprego que participaram do Feirão. “Somos parceiros do Sine Teresópolis e passei por aqui para selecionar alguns currículos dentro do perfil da empresa”, comentou.

Fotos: Bruno Nepomuceno