Feira Literária de Teresópolis continua nesta sexta, 19

Teatro, oficinas, doação e troca de livros estão na programação da FLI Terê

Com diversas atrações, começou nesta quinta, 17, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, a 1ª edição da FLI Terê (Feira Literária de Teresópolis). Com o tema ‘A história por trás da História’, a ideia é contar, através das atividades, a história do município ao longo dos seus 128 anos, gerando identidade, pertencimento e admiração pela cidade. A FLI Terê é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

“Nosso objetivo é levar a história da nossa cidade para os nossos alunos, incentivando o sentimento de pertencimento à cidade, para despertar a curiosidade deles sobre quem foi a imperatriz Teresa Cristina e terem mais uma oportunidade de contato com o mundo da leitura. É fundamental essa parceria. É na escola que a gente resgata essa importante cultura”, destacou a secretária de Cultura, Cléo Jordão.

A secretária de Educação, Rosana Mendes, exaltou o resultado positivo da parceria entre as secretarias. “Essa parceria das secretarias de Cultura e de Educação tem o objetivo de proporcionar aos nossos alunos, não só da rede municipal, mas todos os estudantes de Teresópolis, este contato com os livros e com as diversas manifestações de arte, através de teatro, oficinas, contação de histórias”.

O presidente da Academia Teresopolitana de Letras, Jorge Luiz Dodaro, esteve presente na abertura na feira e ressaltou que “a iniciativa da Secretaria da Cultura é grandiosa, pois a cultura deve ser incentivada e a ATL, que já tem 57 anos de existência, procura desenvolver a cultura e eventos como a FLI Terê fortalece o movimento de defesa da leitura e da Língua Portuguesa”.

A programação desta quinta contou com abertura oficial da Feira; Piquenique Literário (Contação de histórias infantis, com Andrea Taubman); Palestras ‘Por dentro da História’, com o subsecretário de Turismo Henrique Silva e ‘Teresópolis Ontem’ (Colonização Inglesa e a Imperatriz Teresa Cristina), com Aline Quintão e Rafael Corrêa; e Teatro: Os três porquinhos (Cia Okus Pokus). Durante a FLI Terê, também é disponibilizada parede de escalada, doação e troca de livros e desenho ao vivo.

Ana Beatriz Pereira é estudante da Rede Municipal de Ensino e participou da FLI Terê no primeiro dia do evento. “Foi muito legal esta oficina de mosaico, que é uma obra de arte. Admiro os artistas que trabalham com a montagem de mosaicos. Aprendi também que foi a imperatriz Teresa Cristina quem trouxe essa arte da região onde nasceu para Teresópolis”.

Programação Dia 18 (sexta-feira) – 9h às 16h

• 9h30 – Piquenique Literário – Contação de histórias infantis
  • 13h30 – Palestra – Teresópolis Hoje (assuntos contemporâneos)
  • 13h30 a 14h30 – Oficinas de mosaico