Você está visualizando atualmente Etapa Municipal da Conferência Nacional de Educação segue até quarta, 1º de novembro

A Etapa Municipal da Conferência Nacional de Educação (CONAEE 2024) começou nesta segunda-feira, 30, e segue até a próxima quarta-feira, 1º de novembro. O evento, que está acontecendo no Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e o Fórum Municipal de Educação. A partir da etapa municipal, serão instituídos delegados que representarão o município na Etapa Estadual da conferência. A iniciativa também tem como objetivo contribuir na elaboração do novo Plano Nacional de Educação do decênio 2024/2034.

Nesta segunda-feira, 30, a CONAEE começou com a abertura oficial, que contou com a presença da equipe da Secretaria de Educação, da presidente do Conselho Municipal de Educação, professora Amanda Albuquerque, e pelo vereador Paulinho Nogueira, entre outros convidados e representantes do segmento. Também foi apresentado o Monitoramento do PME 201/2022 e definidos os grupos de trabalhos por eixo para o segundo dia de plenária.

Durante a conferência, serão debatidas propostas relacionadas ao segmento e as aprovadas serão encaminhadas aos órgãos responsáveis. O documento final, com todas as contribuições pertinentes, será apresentado ao Fórum Estadual de Educação.

As discussões e debates seguirão o documento base disponibilizado pelo Fórum Nacional de Educação, que compilou as demandas de avanço do Plano Nacional de Educação. O documento oferece sete eixos para debatermos nos âmbitos municipal e estadual, levando a discussão até o Fórum Nacional e gerindo subsídios para a elaboração do novo Plano Nacional de Educação do decênio 2024/2034.

Programação

Local: Unifeso Av. Alberto Torres, 111 Alto – 5º andar do prédio Afif Georges Farah

31 de outubro (terça-feira)

8h: Abertura do segundo dia de trabalho e café
8h30: Leitura do documento oficial da CONAEE/2024, dos eixos que serão discutidos e encaminhamento aos grupos de trabalho.
11h: Palestra
12h: Intervalo para Almoço
13h: Retorno das atividades com a continuação dos grupos de trabalho
15h: Café
15h30: Apresentação das propostas compiladas por eixo para início dos debates do 3º dia.
17h: Encerramento do segundo dia.

1º de novembro (quarta-feira)

8h: Abertura do terceiro dia de trabalho e café
8h30: Apresentação, por eixo, das propostas aprimoradas dos grupos de trabalho e suas respectivas justificativas para início da votação das proposições.
12h: Almoço
13h: Plenária final: aprovação das propostas e encaminhamentos
Definição das ações que serão encaminhadas aos órgãos responsáveis.
Escolha dos Delegados para etapa Estadual.
Compilação de todas as contribuições para constituição do documento final que será apresentado ao Fórum Estadual de Educação, e a definição dos delegados.
17h: Encerramento oficial da Conferência Municipal de Educação.

Fotos: Bruno Nepomuceno