Você está visualizando atualmente JEPP 2023: Alunos de escolas municipais se formam no programa de empreendedorismo e mercado de trabalho

Desde 2018, mais de 600 estudantes participaram do programa em Teresópolis

O programa JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), uma parceria da Prefeitura com o Sebrae, já formou mais de 600 alunos da Rede Municipal de Ensino de Teresópolis e colhe os frutos. As propostas de final de formação do JEPP edição 2023 já começam a surgir. Alunos do Centro Educacional Beatriz Silva (CEBS) e da Escola Municipal Ginda Bloch promoveram feiras de empreendedorismo para apresentação dos projetos produzidos com base nos três eixos do JEPP: ‘Robótica Empreendedora’, ‘Tecnologias Digitais e Soluções Empreendedoras’ e ‘GerAção Empreendedora’.

Implantado em setembro de 2018 em Teresópolis, na gestão do Prefeito Vinicius Claussen, com pausa no período da pandemia, o programa já formou mais de 600 alunos. Para 2023, a Prefeitura e o Sebrae RJ renovaram a parceria para levar o JEPP a cerca de 1.300 alunos, do 7º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, de 12 escolas municipais.

“Eu acredito no empreendedorismo e na educação. E ver nossos jovens tendo aula sobre isso nas escolas da rede municipal me enche de alegria. Agradeço ao Sebrae pela parceria maravilhosa no JEPP. Estamos plantando uma sementinha para que no futuro eles possam realizar os seus sonhos. E nesse ano temos uma grande novidade: o uso de tablets adquiridos pela Prefeitura para os nossos alunos”, enfatizou o Prefeito Vinicius Claussen.

JEPP no CEBS

No Centro Educacional Beatriz Silva (CEBS), o JEPP envolveu cerca de 180 alunos, do 7º ao 9º ano, dos turnos da manhã e da tarde. Nesta quinta-feira, 31/08, aconteceu a feira de apresentação dos projetos finais. “O crescimento de todos os grupos foi evidente. Todos os projetos alcançaram o objetivo esperado. A culminância foi um sucesso. Nossos alunos cresceram e expandiram suas mentes em relação ao empreendedorismo nos negócios e na vida. Certamente, temos uma nova geração de ideias empreendedoras sendo formadas”, enfatizou a diretora, Samantha Silva.

O professor Franklin Olegário de Souza coordenou os alunos do projeto de consultoria para a biblioteca da escola. “Nosso objetivo foi prestar consultoria para uma empresa ou órgão público. O setor que escolhemos foi a biblioteca. Através das ferramentas oferecidas pelo material do Sebrae, oferecemos soluções para as questões da biblioteca. Uma das soluções é o uso do software BibLivre, ferramenta gratuita de gerenciamento de bibliotecas. Os alunos também podem ajudar os pais que são empreendedores”, frisou o professor.

Jornal GB

Com o slogan ‘Na era digital, Jornal GB na palma das mãos’, alunos do 9º ano da Escola M. Ginda Bloch lançaram, no último dia 25, o ‘Jornal GB’. O evento contou com a participação da supervisora pedagógica da SME, Mônica Oliveira, da coordenadora do 2º segmento, Cintia Tulli, da equipe gestora da escola e dos professores envolvidos no projeto.

Elaborado pelos alunos, com o apoio dos professores e funcionários da escola, o GB vai divulgar o cotidiano escolar, promover o empreendedorismo social, principal objetivo do JEPP, e publicar anúncios de produtos e serviços da comunidade escolar do Alto e bairros adjacentes. A publicação terá QR Code impresso e afixado em diversos pontos do Alto e arredores.

Incentivando o empreendedorismo

Destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora, o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos propõe atividades específicas para cada ano do Ensino Fundamental, sensibilizando os alunos a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

Com 3 meses de duração, o programa será levado a cerca de 1.300 alunos, do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em 12 escolas municipais de Teresópolis. O conteúdo é ministrado por professores da Rede Municipal capacitados pelo Sebrae. O 7º Ano terá aulas com o tema Robótica Empreendedora; os alunos do 8º ano vão estudar as Tecnologias digitais e soluções empreendedoras; e os estudantes do 9º ano vão aprender sobre GerAção Empreendedora.

O conteúdo é transmitido pelos professores com o auxílio de conteúdo digital nos tablets disponibilizados para os alunos pela SME e nos laboratórios de informática (InovaLab) das escolas. Ao final do programa, os alunos apresentam seus projetos em uma feira de empreendedorismo promovida nas escolas.

Fotos (CEBS): Bruno Nepomuceno

Fotos (Ginda Bloch): Divulgação