Você está visualizando atualmente Defesa Civil de Teresópolis apresenta o Plano Verão 2023/2024 para líderes comunitários e autoridades

A Secretaria Municipal de Defesa Civil lançou nesta terça-feira, 12/12, o Plano Verão 2023/2024. Parte integrante do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil, o documento segue as diretrizes da Lei Federal 12.608/2012 e reúne um conjunto de ações para o enfrentamento de ocorrências envolvendo eventos naturais (inundações e deslizamentos). O objetivo é dar pronto atendimento à população em situações de emergência.

“O Plano Verão é um conjunto de procedimentos que envolve representantes de órgãos municipais, estaduais e federais e que traz um planejamento sobre como cada órgão vai interagir no caso de uma emergência. Hoje apresentamos um balanço das ações realizadas pelo Município e os avanços registrados na área de prevenção, proteção e defesa civil, com o mapeamento e os trabalhos executados nas áreas vulneráveis”, relatou o secretário de Defesa Civil, Coronel Albert Andrade, acompanhado do subsecretário, Coronel Ricardo Leal, e das equipes técnica e operacional.

Participação: Realizada na Prefeitura, a apresentação reuniu presidentes e diretores de associações de moradores dos bairros Caleme, Coreia, Perpétuo, Vale da Revolta, Imbiú, Vale dos Agriões de Dentro, Vale dos Frades e de Campo Limpo, Prates e Boa Vista. Participaram representantes da Coordenadoria Regional de Defesa Civil (REDEC Serrana 1), da 2ª Promotoria de Tutela Coletiva do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e do Lions Clube Teresópolis.

“Muito bom saber quais ações a Defesa Civil vai colocar em prática neste período de chuvas”, comentou Marcelo Silva, presidente da Associação de Moradores do Perpétuo. “Todos devem ter acesso ao Plano Verão para que possam contribuir, de forma democrática, com sugestões de acordo com as peculiaridades de cada região”, opinou Cristina Guarilha, presidente da Associação de Moradores do Vale dos Frades. “Informação nos deixa mais alertas neste período de chuva e é mais segurança para a população”, pontuou a presidente da Associação de Moradores do Caleme, Lucineia Silva.

Também marcaram presença no lançamento o Vereador Paulinho Nogueira e os secretários municipais Tenente Jaime Medeiros (Agricultura), Cléo Jordão (Cultura), Margareth Rosi (Direitos da Mulher), Satiele Santos (Educação), Flavio Castro (Meio Ambiente), Davi Serafim (Obras e Serviços Públicos) e Elizabeth Mazzi (Turismo); os subsecretários Gustavo Simas (Ciência e Tecnologia) e Paulo Bandeira (Meio Ambiente) e o Ouvidor Geral, Lucas Guimarães, e equipe.
“O Plano Verão busca atender a população de forma efetiva. Que a Defesa Civil interaja com as comunidades para mitigar as demandas emergenciais”, destacou o Vereador Paulinho Nogueira, que é presidente da Frente Parlamentar de Defesa Civil na Câmara Municipal.

Dados: O Plano Verão 2023/2024 explica os critérios de sua aplicação, apresenta os níveis de emergência e o protocolo de mobilização dos alarmes sonoros das sirenes. Esclarece os níveis de alerta e alarme e mostra a estrutura de resposta às emergências. Cita os 15 locais onde estão instaladas as 26 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme do Governo do Estado/Gridlab, os 25 pluviômetros do Cemaden/Governo Federal e as 05 réguas de rio do Instituto Estadual do Ambiente. Traz ainda o balanço das ocorrências registradas nos últimos cinco anos.

Parcerias: O documento faz referência ao Proteger Teresópolis, projeto que une a Prefeitura e o Centro Universitário Serra dos Órgãos no mapeamento dos bairros mais vulneráveis aos desastres naturais e que registra mais de 10 mil pessoas entrevistadas e quatro mil domicílios visitados em 15 comunidades. Menciona a construção de uma barreira Sabo em Campo Grande, prevista para iniciar em 2024, resultado de parceria do Município com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil/Ministério do Desenvolvimento Regional, da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e do Governo do Estado/Instituto Estadual do Ambiente (INEA).

Ações: Entre as ações de prevenção em andamento é citado o Projeto Limpa Rio, do Governo do Estado, em três frentes de trabalho, na cidade e no interior. O plano menciona a previsão de instalação de mais dois novos pluviômetros com sensores de umidade de solo e de novas estações do Sistema de Alerta e Alarme. Registra a inclusão de Teresópolis no PAC Encostas e no PAC Drenagem Urbana, do Governo Federal, e a solicitação enviada pelo Município ao Governo do Estado para obras emergenciais de contenção de encostas, drenagem e reforma de pontes.

Acesse aqui o Plano Verão 2023-2024

Fotos: Bruno Nepomuceno